Home Maranhão São Luís TEDx Rua Portugal traz a São Luís histórias inspiradoras

TEDx Rua Portugal traz a São Luís histórias inspiradoras

TEDx Rua Portugal traz a São Luís histórias inspiradoras

Há 21 anos à frente do site Whiplash, o primeiro site de rock e metal do Brasil, João Paulo se prepara para um novo desafio: o de compartilhar a sua experiência com os maranhenses. Ele é um dos palestrantes do TEDx Rua Portugal, evento que busca reunir pessoas com depoimentos relevantes em uma apresentação de 18 min para cada pessoa. A ideia principal é compartilhar histórias que têm propósitos fortes, que movem e promovem ações, e merecem ser compartilhadas.

O empresário João Paulo, em visita ao MA 10

“Eu era fanático por heavy metal, então quando começou a internet aqui no Brasil, eu queria fazer um site e resolvi fazer um site de heavy metal. Acabamos sendo os primeiros e maiores no ramo, e hoje continuamos sendo os maiores”, conta João Paulo. Ele compartilha a felicidade por poder fazer de seu hobby, uma profissão. “Por absoluta necessidade, como era um hobby muito caro, tive que começar a ganhar dinheiro com o site. Acabei virando empresário, embora para mim ainda seja um hobby, faço por prazer”, explicou ele, que fundou o Whiplash em 1996.

Ele diz que a pressão para apresentar o TEDx é muito grande. “Sempre fui muito fã do TED. Para mim, quando se fala em palestras pela internet, é a primeira coisa que vem à cabeça. Quando me convidaram, primeiro eu fiquei apavorado, porque acho uma responsabilidade tremenda. Mas acho que é uma oportunidade de compartilhar minha experiência, que é como empresário, mas sendo absurdamente simples e feliz nesta atividade”, explica.

“Assim como o João, queremos trazer histórias que transmitem esse sentimento de ter um propósito que movem e geram ações relevantes”, aponta Marcos Vanbasten, coordenador do evento. O TEDx Rua Portugal, que acontece no Auditório Maria Izabel Rodrigues, na UNDB, Renascença II, no próximo sábado (11), conta com oito palestrantes com diferentes histórias para contar em cerca de 5 horas.  O evento começa às 14h.

Marcos Vanbasten, coordenador do evento

Marcos diz que apesar da duração ser relativamente curta, o comitê organizador está focando em um momento de grande impacto. “É uma experiência boa para todo mundo: tanto para os palestrantes, que passam por 3 a 4 meses de preparação, como a equipe que está organizando (cerca de 25 pessoas) e para os espectadores, que são atingidos pela experiência das palestras”, complementa.

TED e TEDx

O TEDx surgiu como continuidade ao TED, projeto norte-americano de apresentação de palestras com conteúdo relevante, que apresenta o mesmo objetivo de trazer ideias que merecem ser compartilhadas. “O TED surgiu em 1984 nos Estados Unidos, como uma convenção anual. Vendo que o formato estava reverberando na internet e as pessoas pediam que o evento saísse dos Estados Unidos fosse para outros lugares, foi criado o TEDx, que é um evento no mesmo estilo TED, mas de menor, sendo ele organizado por moradores locais”, conta Marcos.

“O TEDx já foi organizado em todos os continentes do mundo. Na América Latina já aconteceram mais de 6 mil eventos. E o TEDx é para isso, para dar voz para pessoas dentro de comunidades, que podem de alguma forma gerar conexão e elevar o nível da comunidade de alguma forma”, complementa ele.