Home Notícias Educação Centro de Psicanálise promove curso de formação teórica

Centro de Psicanálise promove curso de formação teórica

Centro de Psicanálise promove curso de formação teórica

Você sabia que não é necessário ser psicológo para exercer a profissão de psicanalista? A profissão, reconhecida no Ministério do Trabalho e Emprego, se torna uma opção de área de atuação especialmente entre os que já tem graduação em qualquer área do saber.

A OrLa – Centro de Psicanálise do Maranhão está com inscrições abertas para o Curso de Formação Teórica em Psicanálise, em São Luís. O curso é uma das primeiras atividades do grupo formado recentemente na capital e cujo objetivo é a transmissão e estudos sobre a psicanálise de orientação lacaniana.

A atividade será desenvolvida aos sábados, pela manhã, das 8h30 às 12h, na UNDB, no Renascença II, ao longo de dois anos, e contará com aulas ministradas por especialistas. Dividido em dois grandes módulos, um por ano, o curso versará primeiramente sobre o Percurso teórico de Freud, abordando também temas sobre o início do tratamento e casos clínicos de Freud.

Já o segundo módulo terá como foco o Percurso teórico de Lacan, em que serão abordados também a direção do tratamento e casos clínicos de Freud comentados pelo psicanalista francês Jacques Lacan. Além disso, o curso propiciará articular teoricamente os fundamentos do pensamento dos dois psicanalistas em seu diálogo com outras disciplinas.

“Os programas das disciplinas que serão ministradas no curso foram pensados num processo de articulação temática e complexidade crescente ao modo do discurso universitário”, explica Eduardo Riaviz, um dos coordenadores da OrLa.

Podem participar profissionais da área, professores, assistentes sociais, estudantes e interessados nos temas. Será emitida certificação de participação no curso.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (98) 98121-9860 ou 98111-7972.