Home Maranhão São Luís Após promessa de doação, pichadores deixam muro limpo

Após promessa de doação, pichadores deixam muro limpo

Após promessa de doação, pichadores deixam muro limpo

O vandalismo ganhou os muros da cidade e em muitos bairros, ao invés de ser exceção, virou regra. É difícil achar um muro que esteja livre das pichações. Os criminosos não poupam esforços e deixam assinaturas em prédios públicos, privados, modernos e até nos históricos. Para tentar coibir essas ações, uma construtora usou a criatividade e pendurou placas destinadas a quem comete o delito. A mensagem é clara e direta: senhor pichador, a cada mês que este muro permanecer limpo a empresa vai doar uma cesta básica a uma creche ou instituição de caridade da sua cidade.

Segundo o engenheiro civil da empresa, Jean Santos, “a ideia é conscientizar esses vândalos que fazem parte da comunidade que a atitude dele pode fazer mal para todo mundo. Um primo, ou irmão dele pode deixar de receber um benefício caso ele não obedeça ao apelo”.

A ideia surgiu há 3 anos em Fortaleza, no Ceará, e está sendo realizada em várias cidades do país. Aqui em São Luís, a plaquinhas foram espalhadas há cinco meses e já deu resultado!

Quando o apelo não é ouvido quem sai perdendo é a própria comunidade: “A gente suspende a doação no mês que o muro é pichado e enviamos um ofício à instituição informando o ocorrido. Além disso, nós pintamos novamente o local vandalizado e no mês seguinte, se o muro permanecer limpo, nós voltamos a doar” esclarece Jean.