Home Maranhão Imperatriz Fiscalização regulariza transporte complementar intermunicipal

Fiscalização regulariza transporte complementar intermunicipal

Fiscalização regulariza transporte complementar intermunicipal

Uma grande operação de fiscalização realizada em Imperatriz está sendo realizada para investigação no transporte complementar, antes alternativo, no município. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que recentemente publicou regulamento que legisla sobre o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros, está à frente da fiscalização.

A ação tem por finalidade regularizar os permissionários que hoje atuam no transporte complementar da Região Tocantina, aplicando selos aos veículos que já estão com seus processos deferidos junto à MOB. Aqueles que não estiverem em conformidade com os itens de inspeção terão a oportunidade de se regularizar até a próxima sexta-feira (10), durante todo o dia, no Terminal Rodoviário de Imperatriz com a equipe de fiscalização da MOB.

Imagem: divulgação

A expectativa é que 197 veículos recebam o selo da MOB até o fim da fiscalização. Cinto de segurança, vidros, pneus, farol e estrutura interna são alguns dos critérios que estão sendo verificados pela equipe.

“Essa regularização é uma esperança para nós que há muitos anos estávamos esquecidos. Agora, com os veículos regularizados rodando com selo, o transporte clandestino não vai mais tomar conta. É uma garantia nossa”, afirma José Edson, que atua no transporte complementar entre Imperatriz e Estreito há 10 anos e é ligado a Cooperativa COOPTASUL.

Além desta ação, também serão realizadas operações conjuntas de fiscalização, com a Polícia Militar e Ministério Público, em rodovias com o intuito de coibir o transporte clandestino. A aplicação de penalidades irá variar de acordo com o regulamento.

Outra grande finalidade da presença da MOB na região é educar a população com relação à conscientização do transporte irregular, fazendo com que cada cidadão seja um agente fiscalizador do transporte público regular ao utilizar apenas os que estão regularizados, garantindo a segurança e conforto dos usuários. Para isso a Ouvidoria da MOB também estará presente para o registro de informações, reclamações e sugestões a respeito do Transporte Intermunicipal de Passageiros e Serviço Travessia, implantado no final do ano na Região Tocantina.

Os postos de atendimento do serviço de Ouvidoria da MOB estão localizados na Unidade do Viva de Imperatriz (Unidade Centro) e no Imperial Shopping.