Home Maranhão São Luís Violência contra a mulher e igualdade de gênero serão debatidos em Conferência

Violência contra a mulher e igualdade de gênero serão debatidos em Conferência

Violência contra a mulher e igualdade de gênero serão debatidos em Conferência
 A primeira edição da Conferência Estadual da Mulher e da Advogada, realizada pela Ordem dos Advogados Brasileiros no Maranhão (OAB-MA) será realizada nos dias 9 e 10 de março, no hotel Luzeiros, em São Luís, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março (quarta-feira). O evento é coordenado pela Comissão da Mulher e da Advogada e pela Comissão de Direito de Família, como parte da programação da Semana da Mulher.O  tema desta primeira edição será “equidade de gênero, representatividade e os desafios da família moderna” e terá, entre os palestrantes, grandes nomes do Direito Brasileiro.

O evento, destinado a profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuem no enfrentamento da violência contra a mulher e questões de gêneros, quer provocar reflexões sobre as discriminações e violências sofridas pelas mulheres dentro e fora do ambiente familiar.

Também será discutida a representatividade feminina, o feminino e as mudanças na equidade de gênero.

Durante o evento também serão debatidos temas do Direito de Família correlacionados com o papel desempenhado pelas mulheres no contexto da família moderna e da guarda compartilhada.

PROGRAMAÇÃO:

A programação será aberta no dia 09 de março (quinta-feira), às 19h, com a palestra magna de abertura “Equidade de gênero, representatividade e os desafios da família moderna”, ministrada por Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher da OAB.

Em seguida, às 19:45h, haverá o painel “Violência de gênero e a lei do feminicídio – lei nº 13.104/15″, com Alice Bianchinni, doutora em Direito Penal, Professora da Universidade do Sul/SC e da Rede LFG de ensino jurídico.

No dia 10 (sexta-feira), o evento será aberto às 08:45h, com o painel “Igualdade de gênero e a divisão de responsabilidades pela guarda compartilhada no Direito Brasileiro”, com Bruno Alberto Guimarães, secretário da Comissão do Direito de Família da OAB/MA. Em seguida, às 10:30h será aberto o painel “Concepções sobre o moderno conceito de família”, com palestra da Dra. Cláudia Paranaguá – (Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito de Família e Sucessões);

O evento prossegue à tarde, às 14:30h, com o painel “Políticas afirmativas de igualdade de gênero”, com a Dra. Sônia Amaral – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão. Às 16:45h será a vez do painel de encerramento do evento: “Feminismo e a descontrução de rótulos”, palestra ministrada por Fernanda Marinela, Presidente da OAB/AL, Presidente de Honra da Comissão Nacional da Mulher Advogada, além de professora da Rede de Ensino LFG, e Desembargadora do TJMA, Nelma Sarney Costa.

EXPOSIÇÃO “OUTROS OLHARES”.

A exposição fotográfica intitulada “Outros Olhares” também compõe a programação do evento e tem como objetivo desvendar as inúmeras expressões e as diferentes percepções sobre o feminismo, reacendendo as discussões sobre equidade de gênero, família e representatividade da mulher na sociedade atual. O desafio é explorar o tema sob uma perspectiva poética, traduzindo em imagens discursos, sentimentos e emoções.

A mostra propõe o diálogo visual entre os trabalhos das fotógrafas Danielle Filgueiras, Fafá Lago, Isa Gomes, Lili Santos, Stephannie Éssi e Wanessa Dias, que adotam técnicas, estilos e linguagens distintas em suas produções.

Ao todo, são 18 fotografias, coloridas e p&b, que possibilitam ao espectador a pluralidade estética, a (res)significação da figura feminina  e as convergências de pensamento sobre o tema.

INSCRIÇÕES:

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março pelo site da Escola Superior de Advocacia.

Para advogados e estagiários adimplentes as inscrições são gratuitas. Para os demais interessados e profissionais será de R$80,00 e estudan

 

tes R$40,00. A participação no evento dará direito a 20 horas de atividades extracurriculares.