Home Notícias Educação Estudantes do IFMA Carolina vão para intercâmbio na Argentina

Estudantes do IFMA Carolina vão para intercâmbio na Argentina

Estudantes do IFMA Carolina vão para intercâmbio na Argentina

Compartilhar conhecimentos na área de meio ambiente, aprender espanhol e trocar experiências culturais com estudantes e professores de outro país. Esses são os objetivos do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado de Carolina, que selecionou cinco alunos para uma viagem à Argentina. Os estudantes embarcaram nesta segunda-feira (6) na viagem que durará três semanas.

O intercâmbio, custeado pelo Instituto, está levando os alunos para a Universidad Nacional de San Luis (UNSL), situada no centro-oeste da Argentina. Lá, eles terão a oportunidade de cursar a disciplina de Climas e Solos e ainda participar de um curso de espanhol na universidade. Os estudantes vão acompanhados pela professora de português e espanhol do Campus Carolina, Duana Ravena Vieira, que ministrará na UNSL um curso de português para estrangeiros, com material didático preparado pelo IFMA.

Expectativa – Os cinco alunos selecionados por meio de edital lançado no ano passado são da primeira turma do Curso Técnico em Meio Ambiente, iniciado em 2016 no Campus Carolina. Os participantes tiveram as passagens aéreas, assim como outras necessidades, custeadas pelo campus.

A estudante Vera Lúcia Cidrim, 36 anos, é técnica em segurança do trabalho e iniciou o curso técnico em Meio Ambiente no ano passado, buscando ampliar seus conhecimentos. Ela é casada e tem dois filhos – o mais novo tem apenas um ano. Para viajar à Argentina, precisou deixá-los somente com o marido por três semanas. “O coração vai apertado, mas é minha vida profissional. Concorremos com muitos alunos do campus e ter sido escolhida foi muito gratificante”, disse.

A aluna Luciara da Silva Aguiar, 23 anos, comemorou a chance de viajar para outro país e relatou ter ficado surpresa por ser selecionada pelo programa. “Nunca havia me inscrito em nenhum programa do tipo. Espero poder trocar muitas experiências profissionais e também culturais. Será um grande aprendizado”, comentou. Essa visão também é compartilhada pelo estudante Ramon Rocha, 19 anos. “Será uma boa experiência como estudante”, acredita.

Outra aluna participante do projeto, Raylana Castro, 18 anos, disse que esta é a sua primeira viagem para fora do país. “Também é minha primeira viagem de avião. Acredito que vamos aprender coisas novas para poder aplica-las em nossa cidade. Essa viagem vai acrescentar muito na minha vida profissional”, comentou.

Cooperação internacional – O programa é desenvolvido pelo Campus Carolina em parceria com a Assessoria de Relação Internacionais (ARINT) do IFMA. O diretor-geral do campus, José Dioclides Góes Gonçalves, reforça o objetivo do projeto, que busca fazer com que os alunos aprendam a língua espanhola e conheçam a cultura Argentina, convivendo com alunos da UNSL e voltando para o Brasil com novas perspectivas. “Os alunos voltarão com uma visão ampliada e também serão disseminadores da cultura e do turismo ambiental de Carolina. Esperamos também poder receber alunos e professores da UNSL em nosso campus, numa oportunidade”, disse.