Home Notícias Saúde Brasil venderá medicamentos contra o câncer com 30% de desconto

Brasil venderá medicamentos contra o câncer com 30% de desconto

Brasil venderá medicamentos contra o câncer com 30% de desconto

O Instituto de Tecnologia do Paraná Tecpar está entre os três eleitos pelo Ministério da Saúde para desenvolvimento de quatro parcerias para fabricação de medicamentos de câncer e artrites. Segundo o pelo ministro Ricardo Barros, localizado em Curtiba, o laboratório será responsável por transferência de tecnologia de quatro medicamentos biológicos. São produtos para tratamento de câncer, artrite e doenças autoimunes.

Além do laboratório paranaense, outros duas instituições públicas – Biomanguinhos e Butantan – foram eleitas para o desenvolvimento da plataforma de biológicos.

A escolha de três laboratórios para concentrar as plataformas de biológicos levou em conta a expertise no tema e a existência de iniciativas promissoras no desenvolvimento de tecnologia monoclonal, a tecnologia mais avançada da indústria farmacêutica.

O que for produzido pelo Tecpar vai atender parte da demanda do Ministério da Saúde pelos medicamentos biológicos. A expectativa é que haja um investimento privado de mais de R$ 6 bilhões para o incentivo à produção dos medicamentos biológicos, construção de pelo menos três novas fábricas, geração de empregos qualificados e do envolvimento de cerca de 450 doutores especializados em pesquisas para auxiliar o desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde.

Além disso, o país passa a ter tecnologia para fabricação nacional, reduzindo o custo para a saúde pública. Já no primeiro ano, o valor dos medicamentos cai 30%.