Home Maranhão São José de Ribamar Lava-Pratos comemora sua 71ª edição e encerra carnaval

Lava-Pratos comemora sua 71ª edição e encerra carnaval

Lava-Pratos comemora sua 71ª edição e encerra carnaval

E para quem acredita que o ano só começa após o carnaval, terá que esperar mais um pouco: o tradicional Lava-Pratos em São José de Ribamar encerra os festejos carnavalescos do “Carnaval de Todos 2017” com sua 71ª edição, que será realizada no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, orla marítima. O evento estima receber mais de 100 mil pessoas, neste sábado (4) e domingo (5). A festa é promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), e Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.

Hoje (4), a festa começa às 21h, com os shows do grupo N’Gandaya e bandas Da 1 Rollé e Energia. No domingo (05), a programação tem início mais cedo, às 13h30, com Samba de Boa; Leiliane Frazão e Banda; Banda Regional Fenix; MC Afonso Twister; Bicho Terra, Pepê Júnior e Gargamel e Os Smurfes.

O público também vai brincar o Lava-Pratos com as escolas de samba Marambaia, Terrestre do Samba, Túnel do Sacavém, Turma do Quinto, Unidos de Fátima e Unidos de Ribamar, além de 15 blocos tradicionais.

A origem

O Lava-Pratos é considerado por historiadores da cidade como o primeiro carnaval fora de época do Brasil. Teve sua origem em 1946, chamado de “Carnaval da Vitória”, batizado após a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba. As escolas resolveram retribuir a gentileza no primeiro domingo da Quaresma, e deram início à peregrinação até São José de Ribamar sempre que consideradas campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Há quem afirme que o nome tem relação com o dia em que os garçons, que trabalharam nos dias de Carnaval, faziam sua folia momesca sempre no fim de semana seguido do período oficial.