Home Notícias Saúde Março Lilás alerta para prevenção do câncer de colo de útero

Março Lilás alerta para prevenção do câncer de colo de útero

Março Lilás alerta para prevenção do câncer de colo de útero

No Maranhão o câncer de colo uterino é o tipo da doença que mais mata mulheres, estando à frente, inclusive, do câncer de mama.
A campanha Março Lilás está sendo realizada pela segunda vez, no Maranhão, pela Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello.
O Objetivo é justamente conscientizar mulheres para a prevenção desta doença que também pode deixar a mulher estéreo.
Durante todo o mês vão ser ministradas palestras dentro e fora do Hospital do Câncer.
O desenvolvimento do câncer de útero está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais.

Como prevenir:

Toda mulher com vida sexual ativa deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

Outra forma muito eficaz é a vacina contra o HPV, que está disponível nos Postos de Saúde gratuitamente para meninas de 9 a 13 anos e para meninos de 12 a 13 devem ser tomadas as 2 doses para uma maior eficácia. A vacina também está disponível na rede privada.

Segundo os médicos, ela é mais eficaz quando administrada em meninas antes do início da vida sexual, no entanto, mulheres mais velhas também podem se beneficiar do uso da vacina. Além disso, mesmo as mulheres que foram vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada.
Segundo a oncologista Rachel Cossetti, a prevenção é a melhor forma de combater esse câncer: “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV além da realização de exames periódicos a fim de diagnosticar precocemente a doença”.