HomeMaranhãoSão Luís Chuvas provocam novos transtornos em São Luís

Chuvas provocam novos transtornos em São Luís

Chuvas provocam novos transtornos em São Luís

As fortes chuvas que se precipitaram em São Luís na noite dessa quarta-feira de cinzas (1º) causaram novos transtornos em pontos diferentes da capital. Por mais de uma hora, a chuva torrencial deixou prejuízos em muitos bairros.

Um ponto em que é comum alagamentos durante o período chuvoso, situado próximo à Avenida Colares Moreira, no Renascença 2, voltou a ficar alagado, submergindo carros. Pedestres que tentavam atravessar a água para ajudar na travessia do veículo tiveram que enfrentar água de chuva na altura do abdômen.

Muitas pessoas também ficaram ilhadas em paradas de ônibus e dentro de carros. Neste vídeo, condutor e passageiros saem rapidamente deste carro que não conseguiu passar pela inundação.

Segundo internautas, o mesmo incidente se repetiu nos bairros São Francisco, Centro, Angelim e Cohab.

Por causa das inundações, um acidentes de trânsito envolvendo dois carros de passeio foi registrado no bairro Jardim Renascença I. O veículo que ía na frente freou para não entrar no alagamento e o carro que vinha logo atrás derrapou na pista molhada e bateu na traseira do primeiro. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite. Ninguém ficou ferido.

Também por causa da chuva, alguns quarteirões do mesmo bairro ficaram sem energia elétrica durante 3 horas.

Em algumas casas situadas no bairro da Lagoa, em São Luís, os estragos também foram sentidos quando o volume de água adentrou as casas, levando lama e muita sujeira.

Nas áreas de risco, acidentes são ainda mais prováveis após as intensas chuvas, uma vez que as águas pluviais encharcam o solo dessas áreas, deixando o terreno mais frágil e mais propenso a ceder.

De acordo com as previsões meteorológicas doLaboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, a previsão de possibilidade de chuva para esta quinta-feira (02) é de 61%.

TRÂNSITO

A atenção no período chuvoso precisa ser redobrada, para evitar acidentes ocorridos tanto por desatenção, como alta velocidade. A alta velocidade de veículos em pistas molhadas pode provocaraquaplanagem, um deslizamento na pista causado quando uma lâmina de água se coloca entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo. Com isso, muitos motoristas perdem domínio sobre o carro, podendo provocar acidentes.

Durante a chuva, em vias iluminadas é preciso manter o farol baixo, para não prejudicar a visibilidade de outros motoristas, como recomenda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em nota, a Prefeitura de São Luís informouque sistema dedrenagemurbana de São Luís é muito antigo.

“A Secretaria Municipal de Obras eServiçosPúblicos (Semosp) informa que o sistema dedrenagemurbana de São Luís é muito antigo e está subdimensionado, ou seja, abaixo da capacidade tendo em vista a expansão da cidade e a intensidade de chuvas registradas nos últimos dias. A Semosp comunica ainda que o problema é agravado ainda pelo descarte irregular de resíduos em vias públicas, o que provoca a obstrução de bueiros, galerias e bocas de lobo, impedindo o fluxo normal das águas das chuvas.

A Secretaria ressalta que tem investido na ampliação do sistema dedrenagemda cidade, com a construção de canais e galerias e a implantação deredesde escoamento superficial, priorizando áreas que apresentam inundações recorrentes durante o período chuvoso, já tendo reduzido em 64% os pontos de alagamentos recorrentes, como a Curva do Noventa, os bairros Santa Clara, Coroadinho, Jaracaty e os túneis dos elevados da Cohama e Cohab. Além disso, reforça que realiza com regularidade a limpeza, manual e mecanizada dos dispositivos de drenagem, incluindo os pontos mostrados na reportagem.A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informa que equipes da Defesa Municipal serão deslocadas para monitorar os pontos nos quais foram registrados alagamentos, a exemplo da Ilhinha”.