Home Brasil Lançada Campanha da Fraternidade 2017

Lançada Campanha da Fraternidade 2017

Lançada Campanha da Fraternidade 2017

Foi lançada, nesta quarta-feira de cinzas (1º), a Campanha da Fraternidade 2017. Definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o tema da Campanha deste ano é: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A ação, que é nacional, marca o início da Quaresma que antecede a Páscoa. A campanha é tradição da Igreja Católica, e será aberta oficialmente no domingo (5), com missa na Catedral de Fátima às 9h e nas Paróquias Santa Cruz, Santa Rita e Cristo Salvador, às 17h.

O tema tem relação direta com o lema, “Cultivar e guardar a criação”, que propõe uma discussão sobre o cuidado com o meio ambiente a fim de preservar os biomas brasileiros e consequentemente a “vida e culturas dos povos à luz do evangelho”.

A Campanha da Fraternidade acontece anualmente, sendo iniciada após o carnaval e com realização de atividades até o fim do ano. Além do objetivo religioso, há também a ênfase e discussão de temas atuais e relevantes socialmente.

Imperatriz

Em Imperatriz, a Campanha da Fraternidade 2017 foi lançada na manhã de hoje, na Paróquia Santa Tereza D’ávila, pela Diocese de Imperatriz.

O administrador diocesano, Padre Francisco Lima, ressaltou que cuidar dos biomas é cuidar da vida, e que a campanha da fraternidade interessa a todos:

“Inicialmente é um tentativa de informação, para tornar consciente no imaginário coletivo de que nós também somos natureza, e aprofundar mais a campanha da fraternidade do ano passado sobre o meio ambiente, em que nós também ficávamos só como expectadores e cientistas que analisam como é o meio ambiente, mas não achamos e nem pensamos que estamos dentro dele. O ser humano faz parte da biodiversidade e ele não pode ficar de fora pensando que danificar a natureza não danifica a si próprio”, explica Padre Francisco.

O coordenador de equipe da Campanha, Eduardo Camberimba, comenta que desde outubro uma equipe formada por 13 pessoas organizam o evento na cidade. “O tema da campanha já vem sendo trabalhado desde janeiro. Já passamos pelos 13 municípios que compõem a Diocese, fazendo o trabalho de divulgação. Agora os paroquianos é que vão levar a campanha adiante”.

A campanha ainda oferece material com informações mais detalhadas da temática produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para os interessados, esses materiais de apoio estão à venda nas livrarias católicas da cidade e também nas secretarias das paróquias.