Home Cultura Carnaval Irreverência marca o retorno do Carnaval para a Beira-Mar

Irreverência marca o retorno do Carnaval para a Beira-Mar

Irreverência marca o retorno do Carnaval para a Beira-Mar

A criatividade sempre foi um dos destaques do carnaval de rua do Maranhão, e em São Luis, o retorno do circuito da Beira-Mar, que já foi um dos mais movimentados da folia de Momo na ilha também trouxe de volta a irreverência, traço peculiar de uma festa, onde “cair na gandaia” é a palavra de ordem.

Cenário que é citado com destaque no livro “Cais da Sagração” de Josué Montelo, a Beira-Mar, novidade no circuito do carnaval de rua deste ano, já tinha lugar cativo no coração dos foliões maranhenses há bastante tempo. No século, passado, nas décadas 1970 e 1980, um dos pontos turísticos mais importantes de São Luís, de onde é possível vislumbrar o encanto do por do sol na Baia de São Marcos, foi o local onde a extinta Banda do Baixo Leblon arrastava uma multidão.

Ao lado da Banda da Saudade, que tinha concentração na Madre Deus, a Banda do Baixo Leblon, literalmente tomava conta da Beira Mar, que este ano voltou a reviver os dias de animação, de outros carnavais, quando era um dos espaços prediletos da folia em São Luís,

Nos três dias de Carnaval, a Beira-Mar recebe atrações para todos os gostos e ritmos, e volta se tornar mais uma opção no carnaval de rua de São Luís. Na segunda feira,(27) um dos os blocos que passou pelo local foi o Jeguefolia, brincadeira que já é bem conhecida dos foliões maranhenses e que representa uma das marcas da folia de Momo em São Luis, a irreverência. Criado na década de 1990, com o objetivo de manter a tradição irreverente do Carnaval de Rua no Estado, o Jeguefolia e notório por incluir no carnaval uma coreografia literalmente “prata da casa” em alusão ao animal que inspirou o nome do bloco.

Antes da ser novamente incluída no circuito de programação do Carnaval, a área da Beira tinha como atração apenas o Carnaval de Segunda, que se tornou um evento tradicional desta festa em São Luís, e é promovido pelo grupo Laborarte. Agora,em 2017, durante toda o período de Momo, de domingo a terça, a folia tem lugar garantido em um dos cartões postais da capital maranhense.

Bloco que tem a irreverência  maranhense , o Jeguefolia fez arrastão no circuito da Beira-Mar