Home Brasil Anatel registra menos reclamações de consumidores em 2016

Anatel registra menos reclamações de consumidores em 2016

Anatel registra menos reclamações de consumidores em 2016

Os canais de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre eles o call center e a internet, registraram menos reclamações dos consumidores em 2016 em relação ao ano anterior. No total, foram 3,9 milhões no ano passado, uma redução de mais de 4% se comparado a 2015, quando totalizaram 4 milhões.

O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total ou 1,3 milhão de reclamações. Logo em seguida estão as reclamações de qualidade dos serviços, funcionamento e reparos, com 21,5% das queixas (841 mil reclamações).

Os serviços mais reclamados foram relacionados à telefonia móvel, que receberam 1,8 milhão de queixas ou 47% do total. Em seguida, cerca de 24,1% (943,8 mil de usuários) reclamaram dos serviços de telefonia fixa; 14,9% ( 581,1 mil de queixas) foram sobre o serviço de banda larga fixa; e 13,1% (511,1 mil de pessoas) da TV por assinatura.

Registro das reclamações

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Para fazer a reclamação, o usuário deve ligar para 1331. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala devem ligar para 1332 de qualquer telefone adaptado.

Outro serviço de atendimento é o aplicativo “Anatel Consumidor”, que permite ao usuário registrar e acompanhar, em celulares e tablets, as reclamações feitas contra as prestadoras de telecomunicações. O app está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.

O usuário também pode utilizar o “Fale Conosco”, que é o serviço disponível no site da Anatel, onde o consumidor pode registrar suas reclamações via internet.

A Anatel disponibiliza ainda em cada capital brasileira uma “Sala do Cidadão” para o consumidor que tiver dificuldades em realizar o registro de sua solicitação por outros meios. As solicitações na Sala do Cidadão são realizados por meio do preenchimento de formulário.

É importante que o consumidor tente primeiro resolver o problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet, porque a empresa tem a obrigação de atender bem ao consumidor.

A agência deve ser procurada caso a prestadora não resolva a situação. Por isso, o consumidor precisa anotar os números de protocolos de atendimento informados pela empresa.

Fonte: Portal Brasil