Home Cultura Carnaval Diversidade cultural faz Carnaval de São Luís um dos principais do país

Diversidade cultural faz Carnaval de São Luís um dos principais do país

Diversidade cultural faz Carnaval de São Luís um dos principais do país

Com tradição e diversidade cultural, Carnaval de rua São Luís se destaca entre os principais carnavais do país. A batida peculiar dos blocos e a presença do tambor de crioula são manifestações culturais que só se encontram no Maranhão, isso tudo combinado a um cenário turístico de belezas naturais que inclui praias e casarões históricos.

Neste ano, os circuitos carnavalescos prometem animar a cidade com a mistura de ritmos e o tradicional carnaval de rua em diversos pontos da cidade. Grandes nomes da música nacional, como os maranhenses Zeca Baleiro e Tião Carvalho, a paraense Fafá de Belém e o paraibano Chico César comandam o Bloco do Baleiro, programado para a terça-feira (28) de carnaval, no circuito Beira Mar.

O bloco promete levar para as ruas de São Luís a mistura da tradição com a pluralidade cultural, uma festa com todo tipo de música. No repertório, estão programadas marchinhas, carimbó, funk, brega e reggae, além de grandes sucessos do carnaval maranhense como Haja Deus, da Flor do Samba, e Bodas de ouro, de Zé Pivó, da Turma de Mangueira. A participação no bloco é gratuita, para entrar no cordão basta estar fantasiado.

Circuito Beira Mar

Um novo espaço do Carnaval de São Luís deste ano, o circuito Beira Mar, reunirá os blocos de trio elétrico, jardineiras e mini trios, em um dos pontos mais bonitos da Grande Ilha, no trecho da Avenida Beira Mar, com vista para o Rio Anil.

A programação do Circuito Beira Mar acontecerá de domingo (26) a terça-feira (28), a partir das 16h, saindo da Praça Manuel Beckman e seguindo em direção à Praça Maria Aragão.

No final de cada dia, após a apresentação dos blocos, um show encerra a programação no palco montado próximo à Praça Maria Aragão. No dia 26, quem animará o público será o Blocão do Jacaré, no dia 27 é a vez do Bloco Tô Demais, e no dia 28 quem faz o show de encerramento do Carnaval é o cantor Zeca Baleiro e convidados, seguido da apresentação do Bicho Terra.