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Dicas para aproveitar o carnaval com conforto e saúde

Dicas para aproveitar o carnaval com conforto e saúde

Para pular carnaval com toda a energia possível, é preciso que os foliões atentem-se para cuidados básicos com a saúde. Neste caso, conforto é a palavra da vez.

A fisioterapeuta, Cynthia Rolim, orienta que antes de cair na folia, é possível tomar alguns cuidados preventivos para evitar desgastes no corpo e futuros problemas com postura e dor muscular. Antes de sair, por exemplo, é importante sair com o calçado adequado (de preferência tênis de corrida), de maneira que as articulações e o centro de gravidade estejam em uso adequados e não sejam geradas compensações em outras partes do corpo, que podem motivar o desenvolvimento de dores posteriores.

Segundo ela, saltos altos podem têm que ter no máximo 2 a 3 cm, para que não sejam gerados problemas no corpo. O salto alto força muito a coluna lombar, aumentando o risco de entorse de tornozelo e fraturas. E atenção: andar descalço também é perigoso, pois aumenta a chance de lesões por perfurações. O uso de saltos, além da não distribuição da descarga de pesos nos pés, pode afetar joelhos, quadris e coluna.

“O excesso de esforço físico também podem levar a estiramentos e contraturas musculares, entorses, tendinites e crises de ‘travamento’ na região lombar”, afirma ela. Uma recomendação é mudar a postura frequentemente – em pé, sentado – para não gerar sobrecarga postural. E ao sentar-se, lembrar-se de também manter uma postura adequada. Outro ponto importante é manter um bom descanso entre um dia e outro de folia.

Para quem já tem tendências ou já apresentou crises de dores ou lesões, a atenção é redobrada. “Quando estiver em casa e sentir dores, pode-se fazer escalda-pés com água morna para alívio de dores nos pés e calcanhares, massagens e relaxamento”, aconselha Cynthia.

E para os próximos meses, quem deseja também se divertir no próximo carnaval, é possível se preparar desde agora: “É possível preparar o corpo antes do carnaval, através de exercícios físicos regulares, alongamentos, dieta adequada e já ter o hábito de uso dos calçados e das roupas que vão usar nos festejos, porque o calçado muito apertado, ou com salto muito alto, ou a fantasia muito pesada, pode gerar prejuízos ao corpo”, afirmou a fisioterapeuta ao MA 10.