Home Esporte Futebol Time de surdos de Imperatriz vence a Copa Maranhense de Futebol

Time de surdos de Imperatriz vence a Copa Maranhense de Futebol

Time de surdos de Imperatriz vence a Copa Maranhense de Futebol

O time de futebol do Instituto Sociocultural e Educacional dos Surdos do Sul do Maranhão (Issulma) foi campeão da Copa Maranhense de Futebol de Campo no último sábado (18) na capital, São Luís. A Conquista do título pelo time imperatrizense se deu por um empate com a Associação dos Surdos da Ilha de São Luís (Asils), garantindo ao Issulma o segundo título na competição.

A Copa está em sua segunda edição e é promovida pela Federação Maranhense de Surdos. Nela competem seis entidades, sendo três da região sul e três da região norte do estado.

O jogo de futebol entre deficientes auditivos é um esporte paralímpico e possui algumas peculiaridades, entre elas o fato de o juiz do jogos não usar o apito para notificar as faltas, em vez disso são usadas bandeiras de cor forte, para notificar os jogadores. O Time é composto integralmente por homens surdos e possui um intérprete, que no caso do time do Issulma, é o seu fundador, Isaías Leão.

Isaías ressalta que treinar um time de deficientes auditivos, apesar de algumas particularidades, não difere do ritmo de treino imposto a um time convencional. Para ele o que realmente atrapalha é a falta de incentivo e patrocínio que o esporte imperatrizense enfrenta, seja ele de surdos ou não.

“Sem recursos não temos condições. Os surdos são bons jogadores têm sonhos de jogarem no profissional. Todos os anos nós que corremos atrás de apoio infelizmente não vem. Os jogadores têm que gastar do próprio bolso, mesmo com dificuldades financeiras,” lamenta o treinador.

Isaías Leão trouxe de Brasília a inspiração para montar o time de futebol. “Quando cheguei aqui só vi os surdos na bebida e drogas. Quando iniciou o esporte isso melhorou muito graça a Deus, mas ainda tem muito o que fazer,” afirmou.

Foto: divulgação