Home Maranhão Imperatriz MPMA solicita equipe de saúde para atender nos presídios

MPMA solicita equipe de saúde para atender nos presídios

MPMA solicita equipe de saúde para atender nos presídios

Na última quinta-feira (16), o Ministério Público do Maranhão expediu Recomendação ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, solicitando a implantação da Equipe Mínima de Saúde para atender as unidades prisionais de Imperatriz.

O documento foi elaborado pela 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, cujo titular é o promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva. A Secretaria da Administração Penitenciária tem 30 dias para informar ao MPMA sobre as medidas adotadas para efetivar a implantação.

Em novembro do ano passado, foi realizada uma reunião entre o promotor de justiça Domingos Eduardo, os diretores e membros das unidades prisionais de Imperatriz, além de representantes da Defensoria Pública e do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde. Na ocasião, constatou-se que não há equipe mínima de saúde nas penitenciárias do município.

O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário estabelece a formação de uma equipe – formada por um médico, um enfermeiro, um dentista, um psicólogo, um auxiliar de enfermagem, um auxiliar de consultório odontológico e um assistente social – para atender a cada 500 presos.

Ainda de acordo com o Plano, cada presídio deve contar com o serviço médico interno, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde, para tratamento de detentos e prevenção de tuberculose, hanseníase, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.