Home Maranhão Ano de 2017 já teve quase 50 acidentes com quebra de postes

Ano de 2017 já teve quase 50 acidentes com quebra de postes

Ano de 2017 já teve quase 50 acidentes com quebra de postes

O acidente ocorrido na madrugada da última segunda-feira (20), no qual um veículo colidiu com um poste na Avenida Jerônimo de Albuquerque, alertou novamente a população para acidentes de carro envolvendo quebra de postes, que já chegam a 48 ocorrências apenas em 2017, segundo dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Ainda segundo a Companhia, na capital as vias com o maior número de acidentes são, além da própria Jerônimo de Albuquerque, as avenidas Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos e Franceses, além da estrada de São José de Ribamar (MA 201).

Autoridades de trânsito afirmam que esse tipo de acidente normalmente acontece durante a madrugada e nos finais de semana, por excesso de velocidade do motorista, falha mecânica e embriaguez ou sonolência do condutor.

Apesar do número de acidentes com postes ter diminuído entre 2015 e 2016, passando de 539 ocorrências para 450 no ano passado, ainda há um grande alerta para os ludovicenses, principalmente nesta época de chuva.

Medidas preventivas

Para evitar futuros acidentes, nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defesas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

E orienta para quem estiver próximo do local de um acidente com quebra de poste: não se aproxime de fios e cabos expostos. O ideal é isolar o local, não se aproximar e nem deixar que os outros se aproximem por medida de segurança, e ligar imediatamente para a Central 116, informando o local exato com ponto de referência.

Relembre outros casos

Carro pega fogo após capotar e bater em poste

Táxi derruba poste de iluminação na praça da Bíblia

Carro perde controle e bate em poste de iluminação