Home Esporte Atleta maranhense é convocada para a Seleção Brasileira

Atleta maranhense é convocada para a Seleção Brasileira

Atleta maranhense é convocada para a Seleção Brasileira

“Um dia é preciso parar de sonhar e de algum modo partir”, disse a atleta Rafaela Silva, em rede social ao anunciar sua ida para São José dos Campos (SP) para treinos-testes na Seleção Brasileira de Rugby Feminino. A maranhense foi selecionada entre convocados em todo o país para participar da seletiva, com anúncio oficial de sua convocação anunciado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em dezembro de 2016. Rafaela, integrante  da  Associação Maranhão Rugby (AMARu), passará um mês no local onde fará avaliações e treinamentos intensos na academia de alto rendimento da Seleção.

Para Rafaela, a ideia é encarar o treinamento como uma importante etapa para alcançar sonhos maiores. “Farei o melhor e aprenderei o máximo que tiverem para ensinar. Eu fiquei feliz com a convocação e já que surgiu a oportunidade, eu pretendo me firmar na seleção”, afirma a atleta.

Para conseguir viajar e se manter em São Paulo, Rafaela recebeu o apoio do curso técnico Ana Neri Educação Profissional.  Conhecida pelo apelido de Rafinha, Rafaela Cindy de Sousa Silva, de 21 anos, que já se destacou também no judô, reside em São Luís, mas disputa competições pelo Delta Rugby Teresina, para onde foi convidada depois de se destacar pelo ex-clube, o Maranhão Rugby.

Ela começou a jogar rugby em 2015 e não parou mais. “Nos primeiros treinos fiquei fascinada pelo esporte. O tempo foi passando e eu continuei frequentando os treinos. Acabei me envolvendo completamente com o esporte e quando percebi já estava realizando viagens com o time e até participando de campeonatos, que em um deles me garantiram o título de melhor jogadora’’, relembra.

A rugbista, que é estudante de Educação Física, diz que um dos desafios é conciliar a vida corrida de atleta com os estudos. “Como eu treino diariamente e estou estudando, preciso sempre conciliar meus horários. Mas eu estou muito feliz por tudo o que está acontecendo.”

 

Com o apoio dos amigos e colegas de time, Rafaela ganhou um apoio original, a  tag #DetonaRafa, um trocadilho com o filme  “Detona Ralph”. Reprodução: Instagram

Sobre o Rugby

O Rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico. Considerado o segundo esporte coletivo mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. No Brasil, é um esporte de popularidade inferior ao outros, mas tem obtido um crescimento considerável desde a década de 1990. Hoje, somam em torno de 10 mil praticantes no país, sobretudo no estado de São Paulo.

Já no Maranhão, o Rugby começou com um grupo de amigos jogando na Praia de São Marcos. Em 2011, a brincadeira ficou séria e o esporte da bola oval ganhou uma associação no estado: AMARu (Associação Maranhão Rugby). A entidade criou o primeiro time deste esporte no Maranhão – o Bumba Rugby, em alusão a uma figura importante da cultura maranhense: o Bumba-meu-boi. Hoje, leva o nome de AMARu, e disputa duas modalidades principais do Rugby – a tradicional com 15 jogadores de cada lado (XV ou 15-a-side) e a modalidade reduzida com 7 jogadores de cada lado, o Seven–a-Side (Seven, Sevens ou 7s), disputada com as mesmas regras, com apenas pequenas variações.

O time feminino da Associação Maranhão Rugby (AMARu). Reprodução: Instagram

Em seu texto de agradecimento pelo apoio, a atleta fez uma pontuação importante. “E aqui começa uma nova jornada, com o apoio dos que sempre estiveram por perto e daqueles que nem imaginaríamos.”, finaliza.