Pequenos produtores rurais do povoado Banto, em Turiaçu, receberam na última segunda-feira (6) equipamentos agrícolas para fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi e garantir o desenvolvimento das propriedades rurais. Os produtores receberam não somente um maquinário, mas incentivo para usar práticas sustentáveis e para aumentar o volume de produtos.
Foram entregues 50 roçadeiras, um triturador de capoeira e uma grade aradora, que estimular práticas verdes para o manejo do solo, evitando queimadas, auxiliando no plantio e melhorando o processo de limpeza de superfície e aumento a qualidade do solo. A entrega é fruto do programa “Mais Produção”, realizado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão.
A cerimônia de assinatura de cessão de uso e doação dos equipamentos foi conduzida pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar e o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, junto aos líderes de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes municipais e associações de produtores locais e de municípios vizinhos.
De acordo com o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, o desenvolvimento continuo das cadeias produtivas é um dos caminhos para proporcionar emprego, renda e melhor qualidade de vida para as famílias rurais. “Temos que levar incentivo financeiro, equipamentos e técnicas de manejo e comercialização, pensando sempre em fortalecer a produção de um fruto reconhecido nacionalmente, como o abacaxi de Turiaçu. O governador Flavio Dino nos anima e proporciona condições a cada dia, para que possamos transformar a realidade dos nossos agricultores e agricultoras”, frisou o presidente.
Cadeia Produtiva do Abacaxi
Em 2016, o Governo do Estado, por intermédio do Programa Mais Produção, investiu R$ 1 milhão para garantir apoio à cadeia produtiva do abacaxi em Turiaçu, destinado para 200 agricultores do povoado Nova Coreia, localizado também no município. Os agricultores garantiram a aquisição de trator, caminhão refrigerado, fomento para 50 famílias, realização de capacitações sobre a cadeia produtiva e contratação de assistência técnica.
