Home Maranhão Agricultores familiares recebem equipamentos em Turiaçu

Agricultores familiares recebem equipamentos em Turiaçu

Agricultores familiares recebem equipamentos em Turiaçu

Pequenos produtores rurais do povoado Banto, em Turiaçu, receberam na última segunda-feira (6) equipamentos agrícolas para fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi e garantir o desenvolvimento das propriedades rurais. Os produtores receberam não somente um maquinário, mas incentivo para usar práticas sustentáveis e para aumentar o volume de produtos.

Foram entregues 50 roçadeiras, um triturador de capoeira e uma grade aradora, que estimular práticas verdes para o manejo do solo, evitando queimadas, auxiliando no plantio e melhorando o processo de limpeza de superfície e aumento a qualidade do solo. A entrega é fruto do programa “Mais Produção”, realizado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão.

A cerimônia de assinatura de cessão de uso e doação dos equipamentos foi conduzida pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar e o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, junto aos líderes de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes municipais e associações de produtores locais e de municípios vizinhos.

De acordo com o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, o desenvolvimento continuo das cadeias produtivas é um dos caminhos para proporcionar emprego, renda e melhor qualidade de vida para as famílias rurais. “Temos que levar incentivo financeiro, equipamentos e técnicas de manejo e comercialização, pensando sempre em fortalecer a produção de um fruto reconhecido nacionalmente, como o abacaxi de Turiaçu. O governador Flavio Dino nos anima e proporciona condições a cada dia, para que possamos transformar a realidade dos nossos agricultores e agricultoras”, frisou o presidente.

Cadeia Produtiva do Abacaxi

Em 2016, o Governo do Estado, por intermédio do Programa Mais Produção, investiu R$ 1 milhão para garantir apoio à cadeia produtiva do abacaxi em Turiaçu, destinado para 200 agricultores do povoado Nova Coreia, localizado também no município. Os agricultores garantiram a aquisição de trator, caminhão refrigerado, fomento para 50 famílias, realização de capacitações sobre a cadeia produtiva e contratação de assistência técnica.

Máquinas recebidas devem estimular uso sustentável. Reprodução: Assessoria/AGERP