HomeMaranhãoImperatriz Mais de 300 mandados de prisão estão em aberto em Imperatriz

Mais de 300 mandados de prisão estão em aberto em Imperatriz

Mais de 300 mandados de prisão estão em aberto em Imperatriz

Na Regional de Imperatriz, que compreende 14 municípios, existem 327 mandados de prisão em aberto só em 2016, de acordo com dados registrados no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A maioria são por prisões provisórias e cumprimento de pena. Segundo o delegado regional Eduardo Galvão, os números tendem a aumentar a cada ano e a maioria dos criminosos possui falsa identidade ou oferece dados pessoais de familiares, ao serem conduzidas às delegacias.

 

Para ele, “no passado, esses números não correspondiam a uma realidade que se permitisse trabalhar com cálculos tão altos de cumprimentos de mandado. Porém, o sistema tecnológico tem auxiliado muito a Polícia”, destaca. Todos os mandados de prisão do Maranhão estão cadastrados no Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), da Secretaria de Segurança Pública. No total, são 9810 mandados em aberto.

 

Qualquer cidadão também pode consultar os dados, por meio do site do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) ou através do aplicativo Sinesp – módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública -, nas plataformas Andoid e iOS.

 

Dados nacionais

 

Em todo o país há 564.198 mandados de prisão expedidos aguardando cumprimento no Brasil. Esse total supera a quantidade de vagas oficialmente existentes nos presídios: 376.669, de acordo com o último balanço do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), publicado em 2014. Se os mandados fossem cumpridos de uma só vez, seria preciso ocupar todas essas vagas e ainda criar mais 50% para abrigar somente esses réus.

 

Os crimes mais recorrentes entre os registros de presos no Brasil são o tráfico de drogas (27%) e roubo (21%), de acordo com os dados do último levantamento do Departamento Nacional Penitenciário.