Home Notícias São Félix de Balsas deve efetivar arrecadação do IPTU

São Félix de Balsas deve efetivar arrecadação do IPTU

São Félix de Balsas deve efetivar arrecadação do IPTU

Os municípios de Loreto e São Félix de Balsas devem efetivar a arrecadação do Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana (IPTU), segundo liminar deferida pela Justiça a pedido do Ministério Público do Maranhão.

O pedido foi formulado em duas Ações Civis Públicas ajuizadas pelo promotor de justiça Lindomar Luiz Della Libera. As decisões foram proferidas pela juíza Lyanne Pompeu de Sousa Brasil.

O representante do MPMA argumentou que a ausência da cobrança do IPTU viola a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois, ao renunciar à receita, os Municípios não arrecadam recursos por meio de impostos próprios, recebendo verbas de transferências voluntárias, o que é vedado pela legislação.

Antes das ACPs, a Promotoria de Justiça da Comarca de Loreto já havia emitido Recomendação aos prefeitos das referidas cidades, para a instituição e efetivação da cobrança de impostos municipais.

Durante as investigações, o MPMA apurou que, em 2016, o Município de Loreto arrecadou R$ 720,00 e o de São Félix de Balsas, R$ 3 mil, quantias muito pequenas, que não correspondem ao possível número de contribuintes das duas cidades, cujas populações são, respectivamente, 11 mil e 5 mil.

Pela liminar, os dois Municípios estão obrigados a se absterem de firmar convênios com qualquer ente da Federação, que concretizem transferência voluntária de recursos, até a definitiva instituição do IPTU.