Home Cultura Artista plástico transforma lixo reciclado em arte

Artista plástico transforma lixo reciclado em arte

Artista plástico transforma lixo reciclado em arte

A arte que vem do lixo e se transforma em luxo. É assim que o artista plástico Railton Saulo Araújo ganha a vida produzindo verdadeiras peças de arte com matéria-prima vinda do lixo. Garrafas, pratos de cerâmica, placas de trânsito, móveis e diversos materiais são transformados em peças vivas e coloridas. “Eu acho que o artista tem que ter cor. Meu estilo não tem ‘nada a ver’ com aquele mundo P&B, gosto do colorido”, frisa.

Tudo vem de material reciclável e doações. O sucesso das peças foi tão grande que até clientes estrangeiros procuram o artista. Sua primeira obra foi vendida para uma desenhista da Colômbia. “No início eu sofria muito. Mas hoje, muito bem resolvido artisticamente, resolvi transformar as críticas em algo produtivo e não me sinto mais desrespeitado por ser um artista que trabalha com o lixo”, conta Railton. Suas peças também já foram para os estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo.

Com preços que variam de 15 a 120 reais as obras são expostas na sua casa, decorando todos os ambientes. Quando o cliente se agrada, ele vende a peça de imediato. “Antes eu era muito apegado, como se não fosse capaz de fazer outras peças, mas hoje não. Se a pessoa gostar, eu vendo e depois crio outra, eu gosto de customizar tudo”, explica o artista. O ateliê também é na sua casa, num espaço pequeno e calmo, onde ele se inspira e passa horas trancado, desenvolvendo suas diferentes obras de arte.

O sucesso veio depois de uma exposição num shopping da cidade, há dois anos. Antes Railton era conhecido apenas entre os amigos e customizava peças pequenas, incluindo sapatos, e decorando ambientes. As garrafas, que marcaram o início de seu trabalho, são customizadas com guardanapos estampados de papel e algumas transformam-se em luminárias.

O ateliê de Railton Saulo fica na Rua Benedito Leite, entre Maranhão e Pará – Centro. O artista recebe pedidos de encomendas e visitas no ateliê através do telefone 99 9220-8070 e divulga seu trabalho no perfil do Instagram ‘rainhadasucata2’.