Home Notícias Bem Estar Trabalhar em pé ou sentado por muito tempo pode ser prejudicial à saúde

Trabalhar em pé ou sentado por muito tempo pode ser prejudicial à saúde

Trabalhar em pé ou sentado por muito tempo pode ser prejudicial à saúde

Muito mais que uma questão de conforto, uma postura adequada pode ser essencial para garantir a qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho. Segundo a última Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), publicada em 2014, 2,4% dos brasileiros apresentaram distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho (DORT), transtornos dolorosos e prejudiciais que são causados pelo uso ou atividade excessiva de alguma parte do sistema musculoesquelético, que geralmente é resultado de atividades físicas relacionadas ao trabalho.

Segundo a fisioterapeuta Cynthia Rolim, problemas com postura podem desencadear doenças como escoliose, hérnia de disco e lombalgias. “Longas horas de trabalho com postura errônea aliada a vícios posturais podem ainda ser responsáveis, além dos DORT, também por Lesões por Esforços Repetitivos (LER), levando até mesmo a sintomas que incluem distúrbios do sono e doenças degenerativas na coluna”, aponta ela.

Na opinião da profissional, trabalhar por um longo intervalo de tempo, tanto sentado como em pé, pode ser prejudicial à saúde. “Para quem trabalha muito tempo sentado, é preciso evitar manter as pernas cruzadas, procurar levantar ao menos com uma hora de trabalho, andar um pouco, mexer as pernas. Para quem fica muito tempo em pé, lembrar sempre que possível de transferir seu peso de uma perna para a outra, ou colocar um dos pés em um apoio mais alto. Isso ajuda a diminuir a sobrecarga sobre os músculos das costas”, sugere.

Segundo ela, a postura inadequada no trabalho é uma das principais causas de dor na coluna, pois permanecer na mesma posição de maneira inadequada pode causar sobrecargas para os discos intervertebrais, estruturas que colaboram na flexibilidade da coluna vertebral. Essas sobrecargas causam o desgaste dos discos intervertebrais, podendo ocasionar artrose e hérnia de disco.

“Além de praticar exercícios físicos de correção postural, como alongamentos, é necessário levantar por pelo menos 5 minutos de hora em hora para ativar a circulação; os móveis do escritório devem ser bem escolhidos ergonomicamente, com regulagem de altura, encostos para as costas e apoio para os braços”, ela aconselha para uma boa saúde no ambiente de trabalho. A fisioterapeuta Cynthia Rolim enfatiza também que é preciso respeitar os próprios limites do corpo.

 

 

Postura no trabalho