Home Política Novo presidente do Senado: Eunício Oliveira (PMDB-CE)

Novo presidente do Senado: Eunício Oliveira (PMDB-CE)

Novo presidente do Senado: Eunício Oliveira (PMDB-CE)

O peemedebista Eunício Oliveira, político próximo ao presidente Michel Temer, venceu, com folga, a eleição para presidência do Senado, nesta noite de quarta (1º). Ele teve apoio de 61 dos 81 senadores. O candidato José Medeiros (PSD-MT) recebeu dez votos e dez senadores votaram em branco. O mandato tem duração de dois anos.
O voto foi secreto, através de urna eletrônica, seguindo como ordem os estados que os senadores representam. Com a vitória de Eunício, os peemedebistas ficam por mais dois anos no cargo que já ocupam desde 1985, com duas exceções: Antônio Carlos Magalhães (PFL, 1997 a 2001) e Tião Viana (PT, outubro a dezembro de 2007).
Na campanha, Eunício manteve o discurso de uma gestão de conciliação entre os Três Poderes, enquanto seu antecessor e companheiro de partido, Renan Calheiros, quando chefiava o Legislativo negou-se a cumprir uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o afastava da presidência do Senado em função de ter se tornado réu.

LAVA JATO- Ainda como candidato, Eunício Oliveira fez um discurso com a promessa de garantir transparência e luta contra corrupção. “É necessário fazer com que o Senado Federal não perca essa corrente contemporânea da luta contra a corrupção neste país”, disse Eunício, um dos citados em delações premiadas da Operação Lava Jato.

No plenário, minutos antes da votação, Eunício disse: “Os desafios postos exigem liderança, maturidade, firmeza, diálogo e desprendimento. É hora de unir, não é hora de dividir. Hora de resgatar a confiança nesse Parlamento e no Estado e de reaproximar o governo do Congresso e da sociedade brasileira”, afirmou o senador. Já como presidente, ele frisou:”Honrarei esse mandato com toda minha alma e experiência que a vida me deu”.

Notícias UOL