Home Cultura NE está entre regiões com mais salas de cinema inauguradas

NE está entre regiões com mais salas de cinema inauguradas

A região Nordeste registrou o segundo maior número de salas de cinema abertas em 2016, segundo informações da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A região foi responsável pela inauguração de 47 salas no total, com uma taxa de crescimento de 10% e ficou atrás apenas do Sudeste, onde foram registradas 122 novas salas de cinema.

Esses e outros dados foram disponibilizados no Informe Preliminar de Acompanhamento de Mercado, divulgado nesta segunda-feira (30). O relatório também aponta um recorde na história do cinema brasileiro em relação à quantidade de filmes lançados, sendo 143 filmes com 97 obras de ficção. O Maranhão contribuiu com 1,4% do total, com a produção de 2 títulos no ano. Já o total de ingressos vendidos nacionalmente, que atingiu a marca de 30,4 milhões, é o melhor resultado desde 1984. A participação de público dos filmes nacionais chegou a 16,5%, contra 13% no ano anterior.

O principal destaque do ano é o crescimento do mercado de cinema no Brasil, que resiste mesmo em tempos de crise econômica. Os 184,3 milhões de bilhetes vendidos em 52 semanas cinematográficas representam crescimento real pelo oitavo ano consecutivo com taxas muito expressivas nos dois últimos anos de recessão. As receitas de bilheteria superaram R$2,6 bilhões em 2016.

Também foi registrado um recorde em relação ao número de filmes lançados e dirigidos exclusivamente por mulheres: 29 obras, o que representa 20,3% das obras brasileiras lançadas. Esse percentual é 5,6% maior se comparado ao ano de 2015, quando foi de 14,7%, e o segundo maior da série histórica da Ancine, iniciada em 2009.

Top 5 de filmes exibidos em 2016

Os cinco filmes brasileiros que alcançaram as maiores bilheterias de 2016 são “Os Dez Mandamentos – O filme”,”Minha mãe é uma peça 2″, “Carrossel 2 – O sumiço de Maria Joaquina”, “É fada!” e “Até que a sorte nos separe 3”.