Home Notícias Mundo Brasil envia ajuda para combate a incêndios no Chile

Brasil envia ajuda para combate a incêndios no Chile

Brasil envia ajuda para combate a incêndios no Chile

Segundo informações da Força Aérea Brasileira, duas aeronaves foram enviadas ao Chile para colaborar no combate a incêndios que vêm atingido áreas florestais do país sul-americano. Segundo boletim emitido no sábado (28) pela Corporación Nacional Forestal, foram registrados 110 incêndios florestais ativos. Foram 11 mortos e uma área de cerca de 374  mil hectares tomadas pelas chamas. As regiões mais afetadas são o centro e o sul do país.

Os aviões decolaram no último domingo (29), saindo do Rio de Janeiro e partindo diretamente para a capital, Santiago. À frente da operação está o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), operando as aeronaves, com 28 militares a bordo. O governo brasileiro ofereceu ajuda ao Chile, após coordenações entre os Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores com o Comando da Aeronáutica.

Segundo informações do portal do Governo do Chile, a presidente Michelle Bachelet afirmou que em reunião com o procurador-geral do país, George Abbott, e do presidente do Supremo Tribunal, Hugo Dolmestch,  ficou determinado que serão realizadas investigações sobre a causa dos incêndios. “Eu disse que nós esperamos que o trabalho da Justiça determine quem está causando incêndios em nosso país, tanto nos casos de pessoas com intenção de fraude, como os casos de negligência ou imprudência, porque os cidadãos exigem e necessitam saber da verdade. Investigar, processar e aplicar todo o rigor da lei, para os responsáveis por estes atos repreensíveis, é uma tarefa prioritária  neste momento para todos nós. Temos organizado, ao mesmo tempo, o pessoal das Forças Armadas e Carabineros (instituição de polícia extensiva do país) e fazer dia especial patrulhas preventivas especiais de dia e de noite em áreas rurais, precisamente para proteger a vida das pessoas, suas casas, reservas naturais e as nossas florestas “, afirmou.