Home Notícias Economia Pagamento mínimo do cartão de crédito passará a ter limites

Pagamento mínimo do cartão de crédito passará a ter limites

Pagamento mínimo do cartão de crédito passará a ter limites

Foi aprovada, nessa quinta-feira (25),  a edição de novas regras para o pagamento do cartão de crédito, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O objetivo das mudanças é evitar o endividamento e reduzir os juros cobrados. Com a medida, a partir deste ano o crédito rotativo, conhecido como pagamento mínimo, terá limites.

O CMN é responsável por garantir a organização do sistema financeiro. Apesar da decisão de hoje do Conselho, as operadoras de cartão terão até 3 de abril para se adaptar e começar a oferecer o novo parcelamento.

De acordo com o Banco Central, poderá ser oferecido um prazo máximo de 30 dias no pagamento rotativo do cartão de crédito, quando, passado o período, o saldo devedor restante será automaticamente parcelado em até 24 meses se o pagamento total da fatura não for feito.

Queda nos juros do cartão

Com as mudanças anunciadas, as consequências serão positivas para o consumidor, já que os juros do cartão de crédito podem superar os 400% ao ano e as linhas de crédito pessoal têm juros muito inferiores a essas. Com a redução do prazo, o governo espera que a taxa de juros praticada pelos bancos no crédito rotativo caia pela metade.