Explosões de botijões de gás em residências podem acarretar graves acidentes, com prejuízo material e perda de vida humana. Na útima terça-feira (17), uma família sentiu isso de perto, após explosão do botijão de gás em uma casa, na Camboa, em São Luís. Três pessoas sofreram queimaduras graves e seguem internadas no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, e na Santa Casa.
Para evitar tragédias, é preciso ficar atento a detalhes importantes, como orienta o comandante Célio Roberto Pinto, do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), em entrevista ao MA10.
“O primeiro passo é realizar manutenção constante no botijão, na mangueira e no próprio fogão”, explica o comandante. “Alguns vazamentos começam sorrateiramente, com odor fraco, e não chama a atenção da família, que acaba se acostumando com ele e deixando de tomar os cuidados necessários para evitar um desastre”, completa.
É preciso verificar o estado do botijão no momento da compra. Caso haja dúvidas sobre o peso ou qualidade, é preciso pedir a troca imediata. “O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificação”, explica Célio Roberto.
O comandante orienta, ainda, que não se pode colocar o botijão em lugar fechado, como armários. Mantenha-os em local ventilado.
“Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir”, destaca o comandante do CBMMA.
Acompanhe as dicas:
Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, é preciso verificar se eles têm gravada a identificação do Inmetro. Não pode ser outro tipo de material.
– Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso.
– Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.
– Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão.
– Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada.
Para vazamentos de gás sem fogo:
O comandante Célio Roberto reforça que um erro muito comum cometido diariamente por pessoas que querem checar vazamentos de gás é acender velas ou fósforos para realizar a checagem. “Parece um erro óbvio, mas muita gente comete. A consequência é muito clara: explosões graves que podem matar todos os residentes da casa”, alerta.
Entre as orientações do Corpo de Bombeiros está o alerta para que, em casos de vazamento de gás sem fogo, o registro do gás seja imediatamente fechado.
– Afaste as pessoas do local.
– Não acione interruptores de eletricidade.
– Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver
fora da residência.
– Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.
AREJAR O AMBIENTE
A qualquer suspeita de que há gás vazando no imóvel, o morador precisa abrir portas e janelas, de modo a permitir que o ar entre na casa. O passo seguinte é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), que passará as orientações por telefone ou, em casos mais graves, irá deslocar equipes para evitar acidentes.