Home Notícias Bem Estar Corpo de Bombeiros ensina como evitar explosões com botijão de gás

Corpo de Bombeiros ensina como evitar explosões com botijão de gás

Corpo de Bombeiros ensina como evitar explosões com botijão de gás

Explosões de botijões de gás em residências podem acarretar graves acidentes, com prejuízo material e perda de vida humana. Na útima terça-feira (17), uma família sentiu isso de perto, após explosão do botijão de gás em uma casa, na Camboa, em São Luís.  Três pessoas sofreram queimaduras graves e seguem internadas no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, e na Santa Casa.

Para evitar tragédias, é preciso ficar atento a detalhes importantes, como orienta o comandante Célio Roberto Pinto, do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), em entrevista ao MA10.

“O primeiro passo é realizar manutenção constante no botijão, na mangueira e no próprio fogão”, explica o comandante. “Alguns vazamentos começam sorrateiramente, com odor fraco, e não chama a atenção da família, que acaba se acostumando com ele e deixando de tomar os cuidados necessários para evitar um desastre”, completa.

É preciso verificar o estado do botijão no momento da compra. Caso haja dúvidas sobre o peso ou qualidade, é preciso pedir a troca imediata.  “O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificação”, explica Célio Roberto.

O comandante orienta, ainda, que não se pode colocar o botijão em lugar fechado, como armários. Mantenha-os em local ventilado.

“Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir”, destaca o comandante do CBMMA.

Acompanhe as dicas:

Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, é preciso verificar se eles têm gravada a identificação do Inmetro. Não pode ser outro tipo de material.

– Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso.

– Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.

– Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão.

– Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada.

Para vazamentos de gás sem fogo:

O comandante Célio Roberto reforça que um erro muito comum cometido diariamente por pessoas que querem checar vazamentos de gás é acender velas ou fósforos para realizar a checagem. “Parece um erro óbvio, mas muita gente comete. A consequência é muito clara: explosões graves que podem matar todos os residentes da casa”, alerta.

Entre as orientações do Corpo de Bombeiros está o alerta para que, em casos de vazamento de gás sem fogo, o registro do gás seja imediatamente fechado.

– Afaste as pessoas do local.

– Não acione interruptores de eletricidade.

– Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver
fora da residência.

– Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.

AREJAR O AMBIENTE

A qualquer suspeita de que há gás vazando no imóvel, o morador precisa abrir portas e janelas, de modo a permitir que o ar entre na casa. O passo seguinte é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), que passará as orientações por telefone ou, em casos mais graves, irá deslocar equipes para evitar acidentes.