Home Notícias Mundo Trump determina construção de muro da “polêmica”

Trump determina construção de muro da “polêmica”

Trump determina construção de muro da “polêmica”

Donald Trump, recentemente empossado como 45º presidente dos Estados Unidos, assinou  a ordem executiva que autoriza a construção de um muro nos locais do país que fazem fronteira com cidades mexicanas. A ação de Trump significa a concretização de uma das mais polêmicas promessas de sua campanha.

Durante a sua campanha eleitoral, o muro foi um assunto muito comentado por Trump, que afirmou ainda que o México assumiria os custos da obra. “Nós construiremos um ótimo muro  ao longo da fronteira sul. E o México pagará pelo muro. Eles não sabem ainda, mas irão pagar”, afirmou em discurso após reunião com o presidente do México, Henrique Peña Nieto. Depois, ele negou a afirmação e disse que não havia sido combinado pagamento por parte do país sul-americano.

Os decretos devem ser assinados , durante visita que Trump fará ao Departamento de Segurança Interna, em Washington. O presidente deverá reafirmar também, hoje, que a imigração está fora de controle e que a entrada de potenciais criminosos ameaça a segurança dos Estados Unidos.  Os decreto devem restringir a entrada de imigrantes  originários do Iraque, Irã, da Líbia, Somália, do Sudão, da Síria e do Iêmen.

Segundo o presidente, outra medida que ele irá tomar é regularizar o processo eleitoral. “Estarei pedindo por uma grande investigação sobre fraudes eleitorais, incluindo aqueles [cidadãos] que são registrados para votar em dois estados, aqueles que são ilegais e até aqueles [nomes] registrados de pessoas que já estão mortas (e são muitos, por um longo tempo). Dependendo do resultado, fortaleceremos até os processos de votação!”, afirmou.