Em São José de Ribamar, acontece entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro o I Balcão de Renegociação de Dívidas, que será realizado no salão do Júri do Fórum da cidade (Avenida Gonçalves Dias, s/nº, Centro). O evento é promovido pela 2ª Vara Cível e faz parte do projeto “Consumidor Adimplente – Cidadão com plenos Direitos”, implementado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O Balcão de Negócios busca reunir entidades públicas e privadas, com grande volume de créditos não pagos, aos seus devedores. O objetivo é incentivar a facilitação da quitação de débitos dos clientes, com imediata retirada de eventual restrição da dívida negociada.
O atendimento acontecerá das 8h às 12h e 14h às 18h, quando consumidores terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com empresas parceiras do evento, com benefícios que chegam até a 90% de desconto em juros e multas. Já confirmaram participação no evento as empresas Odebrecht, Vivo, Prefeitura de São José de Ribamar, Procon, CDL e Condomínio Ponta Verde.
Nesta edição, condomínios estarão presentes no evento. Outra novidade é que a Prefeitura de São José de Ribamar, através da Lei Municipal Complementar nº 41/2017, pretende promover a regularização dos créditos municipais, com a isenção de multa por infração sobre débitos ainda não lançados.
Como funciona
Logo na entrada, o consumidor (portando documentos de RG e CPF) é atendido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), detentor do cadastro do SPC, que informará a existência de pendências financeiras. Identificado algum débito, o consumidor é encaminhado para atendimento direto.
As empresas participantes ficarão instaladas em stands personalizados para atendimento de convidados e do público em geral, que serão atendidos pelo sistema de ordem de chegada, devidamente orientados, conforme a pendência a ser resolvida.
Identificada a existência de pendência, cujo credor não esteja presente, o consumidor será atendido por uma entidade de atenção e atendimento ao consumidor para tentativa de solução da pendência de forma virtual, ou para agendamento de audiência no Centro de Conciliação.