Home Notícias Saúde Teste do coraçãozinho é disponibilizado para recém-nascidos

Teste do coraçãozinho é disponibilizado para recém-nascidos

Teste do coraçãozinho é disponibilizado para recém-nascidos

Já está disponível na Maternidade Benedito Leite o Teste do Coraçãozinho, por meio do aparelho oxímetro. A triagem neonatal pretende, por meio deste exame, prevenir e, em caso positivo, detectar precocemente se o recém-nascido apresenta cardiopatia congênita. A cada mil crianças, uma nasce com a anomalia.

Para reforçar a necessidade do tratamento, em caso de suspeita de cardiopatia congênita, o bebê será acompanhado pelo médico pediatra da maternidade, onde cabe ao profissional solicitar o parecer cardiológico acompanhado do ecocardiograma.

A indicação do Teste do Coraçãozinho é para os recém-nascidos acima de 34 semanas de gestação. O exame dura cerca de 5 minutos. O equipamento é instalado no pulso direito e em um dos pés do recém-nascido. O teste é indolor e não invasivo.

Teste do Pezinho

A unidade dispõe, ainda, do Teste do Pezinho, que permite identificar doenças, como: hipotireoidismo congênito, entre outras. A maternidade também disponibiliza o teste da orelhinha. Ele feito no primeiro mês de nascimento da criança.