Home Notícias Educação UemaSul: membros da reitoria são empossados

UemaSul: membros da reitoria são empossados

UemaSul: membros da reitoria são empossados

Foram empossados, nesta quarta-feira (18), os membros da Reitoria e demais setores da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul). A solenidade foi realizada no auditório do Palácio do Comércio, em Imperatriz. A UemaSul visa atuar em aproximadamente 22 municípios da região e áreas adjacentes.

Originada a partir das células dos campi de Imperatriz e Açailândia, a UemaSul prossegue com a responsabilidade de desenvolver a pesquisa, o ensino e demais atividades que façam chegar à população o conhecimento, enfatizou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Costa. A universidade irá descentralizar as atividades do núcleo localizado na capital e irá conceder mais autonomia para estudantes e docentes da região tocantina do Maranhão.

Para o estudante Lucas Guimarães Lustosa, do curso de Administração, a criação desta universidade torna possível realizar projetos e ações antes dependentes de decisões alheias à comunidade acadêmica local. “Os projetos serão estruturados considerando nossa realidade e com independência financeira e administrativa. Será mais fácil implantar e ampliar os cursos. Foi muito significativa a proposta do Governo, para dialogar com os estudantes na construção desta universidade”, disse. O estudante integrou a comissão de transição para implantação da UemaSul.

Parceria

Na ocasião, foi assinado termo de cooperação técnica de parceria entre a UemaSul e a Uema formalizando atuação conjunta das instituições e de apoio às atividades do novo órgão educacional. O documento foi firmado pelos reitores das duas instituições. Com a estrutura administrativa formada, o primeiro passo será a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

O PDI e o PPI são políticas e diretrizes que vão nortear as ações da nova instituição de ensino superior e garantir o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação. Os planos vão orientar as ações da universidade pelos próximos cinco anos e implantar projetos de pesquisa e extensão nos municípios atendidos.

Para compor a UemaSul foi criada uma comissão de transição composta por professores, alunos, representantes do Governo e da Uema. O grupo foi responsável pela formatação dos documentos necessários para efetivar o projeto da instituição, que foi aceito, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa.