Home Notícias Bem Estar O desafio de incentivar a alimentação saudável para as crianças

O desafio de incentivar a alimentação saudável para as crianças

O desafio de incentivar a alimentação saudável para as crianças

Um grande desafio para os pais e responsáveis de crianças, atualmente, é incentivá-las a manter uma alimentação saudável e equilibrada. Em aniversários de amigos, festas da escola e outros lugares do dia a dia dos pequenos, costumam servir diversas guloseimas como hambúrguer, biscoitos recheados, pizza, bolos de chocolate, sorvete e refrigerantes.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 15% das crianças com idade entre 5 e 9 anos têm obesidade. Uma em cada três não chegarão ao nível da obesidade, mas estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa de orçamentos familiares do IBGE mostra que pão, biscoitos, macarrão e arroz são responsáveis por 35% das calorias consumidas pelo brasileiro em casa. Refrigerantes e doces somam 13% dos produtos consumidos, acima inclusive das carnes com 12,6%. Frutas e sucos naturais são só 2% do que é comprado, e legumes e verduras 0,8%.

A alimentação saudável desde os primeiros anos de vida garante crescimento adequado, prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis além de maior disposição para realização de atividades com saúde visto a garantia de nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança como um todo.

A prevalência de obesidade e sobrepeso aumenta na população brasileira. A projeção dos resultados de estudos realizados nas últimas três décadas indica um comportamento epidêmico, de acordo com “As Diretrizes Brasileira da Obesidade-2016”, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), que detecta um aumento gradativo da obesidade e do sobrepeso desde a infância até a idade adulta.

Oportunidade

Para quem está interessado em criar novos hábitos nas crianças e estimular uma alimentação saudável, na próxima semana, de 25 a 27 de janeiro, será realizada uma Oficina de Culinária Infantil no SESI Araçagi, voltada para crianças de 5 a 10 anos.

As turmas serão divididas por faixa etária e horário. Crianças de 5 a 7 anos, das 15h às 17h e crianças de 8 a 10 anos, das 9h às 11h. O curso tem duração de 3 dias e envolve noções de alimentação saudável, incentivo ao consumo de frutas e hortaliças, sustentabilidade e noções de higiene. As crianças preparam e degustam receitas nutritivas e saborosas e ainda recebem material didático.