Home Maranhão Cerca de 14 toneladas de drogas foram apreendidas no MA

Cerca de 14 toneladas de drogas foram apreendidas no MA

A Polícia Civil e Militar apreendeu aproximadamente 14 toneladas de drogas entre os anos de 2015 e 2016, sendo que mais de 90% das apreensões são de maconha. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em 2016, foram mais de 11 toneladas de drogas apreendidas, sendo que cinco toneladas correspondem à destruição de 136 mil pés de maconha. Os dados são parciais e quase quatro vezes maiores que o alcançado em 2015, quando foram tiradas de circulação 3 toneladas de entorpecentes. Os dados de 2016 superam expressivamente, também, os de 2014, quando 2,8 toneladas de drogas foram apreendidas ou destruídas.

A maconha é a droga mais apreendida e, em 2016, foi responsável por aproximadamente 90% do total das apreensões – 10,2 toneladas. As demais drogas – cocaína, crack e outros – somaram aproximadamente 800 quilos. Em 2015, do total apreendido a maconha foi responsável por 2,3 toneladas, sendo 850 quilos das demais.

Já em 2014, apesar do baixo volume das apreensões, a maconha também liderou as apreensões, foram apreendidas 2,7 toneladas, contra 158 quilos das demais drogas. “Por ser de fácil cultivo e baixo preço, a maconha é a mais consumida”, explicou o titular da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), delegado Carlos Alessandro.

Na última quarta-feira (11), durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na cidade de Jenipapo dos Vieiras,  especialmente na Aldeia Felipe Boner, a polícia apreendeu 2 toneladas e meia de maconha.  A operação resultou na prisão em flagrante de 7 pessoas, sendo elas o cacique Darlan Guajajara de Sousa, 36, Jacilene Guajajara de Sousa, 43 anos, Licinha Carvalho Guajajara de Sousa, Laide Carvalho Guajajara de Sousa, Erivan de Sousa Carvalho Guajajara, 26 anos, Ezequiel Carlos Atanazio Guajajara 34 anos e Elizaldo de Sousa Carvalho Guajajara de 39 anos. Os conduzidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo.