HomeNotíciasSaúde Vacinas contra febre amarela são disponibilizadas em São Luís

Vacinas contra febre amarela são disponibilizadas em São Luís

Vacinas contra febre amarela são disponibilizadas em São Luís

Após os casos de suspeita de febre amarela registrados em algumas cidades de Minas Gerais, foram disponibilizadas doses da vacina contra a doença no Maranhão. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), orienta que a iniciativa teve início devido à demanda aumentou por causa da preocupação das pessoas, mas orienta a população que, não há necessidade de correria aos postos de saúde.

A imunização contra a doença é feita com a administração de duas doses da vacina, sendo que a primeira delas pode ser aplicada em bebês a partir de nove meses de idade, neste caso, a segunda dose deve ser administrada antes dos quatro anos. Pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade devem receber uma dose de reforço, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Para quem tem a partir de cinco anos de idade e nunca foi vacinado ou não possui comprovação de vacinação, a recomendação é administrar a primeira dose da vacina e fazer o reforço após 10 anos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade; grávidas, alérgicos a gelatina e ovo também não devem ser vacinados. Para idosos a partir de 60 anos, o médico deverá avaliar o benefício e os riscos da vacina.

A doença

Infecciosa e causada pelo vírus amarílico, a febre amarela ataca o fígado e outros órgãos, podendo levar à morte. Os sintomas são parecidos com os da dengue, com febre alta e dores pelo corpo. Uma pessoa não transmite a febre amarela diretamente para outra. A transmissão só ocorre quando um mosquito pica uma pessoa infectada e pica um indivíduo que nunca teve a doença e ainda não tenha sido vacinado. Os mosquitos transmissores são Aedes aegypti (febre amarela urbana) e Haemagogus e Sabethes (febre amarela silvestre).