Home Maranhão Nova linha de ferryboat diminuirá o tempo de viagem entre São Luís e Icatu

Nova linha de ferryboat diminuirá o tempo de viagem entre São Luís e Icatu

Nova linha de ferryboat diminuirá o tempo de viagem entre São Luís e Icatu

 

Uma nova linha de ferryboat, que ligará São Luís à Icatu, deverá estar disponível aos passageiros ainda no segundo semestre de 2017. O tempo de viagem, que dura uma média de duas horas nas estradas, passará a ser feito em 30 minutos com o transporte aquaviário, do Quebra Pote em São Luís até Icatu, ou no sentido contrário.

Essa nova rot amplia os serviços de ferryboats no estado, que atualmente funcionam nos terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e no Cujupe, em Alcântara. O novo trajeto aumentará, ainda, o acesso à região dos Lençóis Maranhenses, como Morros, Barreirinhas, Santo Amaro, entre outros pontos turísticos do estado incluídos na Rota das Emoções. O roteiro turístico contempla destinos do Maranhão, Piauí e Ceará.

Antes que o projeto fosse anunciado, uma série de avaliações técnicas foi realizada pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), com fim para a instalação do atracadouro em São Luís, que ficará na baía da região da zona rural, devido à profundidade do canal e da localização geográfica do município de destino, Icatu. “As condições de maré, como a boa profundidade e um mar menos agitado, indica que é melhor sair do Quebra Pote. A linha é importante porque quem quiser ir para Barreirinhas economizará bastante tempo”, comentou o presidente da MOB, Arthur Cabral.

O presidente relata que parte dos estudos de engenharia já foi concluída. “Estamos finalizando a engenharia para viabilizar o acesso para os dois lados. Os estudos de engenharia de acesso terrestre que envolvem rampas e terminais de passageiros estão em andamento”, ressaltou.

Infográfico sobre a nova rota de ferryboat