HomeNotíciasEconomia Bradesco e Caixa estão entre instituições com mais reclamações em 2016

Bradesco e Caixa estão entre instituições com mais reclamações em 2016

As instituições bancárias Caixa Econômica e Bradesco constam entre as cinco empresas do ramo com maior índice de reclamações entre os clientes em 2016. Os dados são do Banco Central e foram divulgados hoje (16). O ranking estabelece as dez empresas bancárias e de cunho financeiro a partir da quantidade de irregularidades registradas, nas quais se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil. Também é levado em consideração o número de clientes do banco.

Os meses de novembro e dezembro registraram os números mais altos em reclamações do Bradesco, enquanto a Caixa Econômica destacou-se negativamente entre os meses de setembro e outubro, como é possível analisar na imagem abaixo. Ambas instituições estiveram na lista em todos os meses de 2016, dentro da categoria de empresas com mais de quatro bilhões de clientes.

banco central

Entre as reclamações mais frequentes, estão as irregularidades relativas a integridade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.

A Caixa Econômica enviou a seguinte nota sobre a questão:

A Caixa Econômica Federal informa que valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento. Esclarece ainda que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos.

O Bradesco também se manifestou:

O Bradesco realiza intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco. Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes e usuários de seus produtos e serviços. Entre as ações adotadas, estão os investimentos em treinamento do quadro de colaboradores, que tem se mostrado fundamental para a qualidade do atendimento; o contínuo investimento em infraestrutura; e a adoção de medidas necessárias com as áreas internas, envolvidas nas manifestações, a fim corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses.