Home Maranhão “Agricultura familiar é prioridade estratégica”, afirma Adelmo Soares

“Agricultura familiar é prioridade estratégica”, afirma Adelmo Soares

“Agricultura familiar é prioridade estratégica”, afirma Adelmo Soares

“Sempre enfatizamos que o conhecimento é o caminho para o nosso estado crescer e contamos, a partir de agora, com mais uma ferramenta para levar conhecimento e dar voz ao nosso agricultor”. Com esta ponderação, o Secretario de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares destacou o lançamento do programa ” A Voz do Campo’ que teve a estréia hoje na Rádio Timbira. O programa vai ao ar todo sábado às 6h30 é ´é produzindo pelo sistema SAF, composto,pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).
Ao justificar a criação do programa que alcança mais de 150 municípios pelas ondas da Rádio Timbira (AM 1290).e também poderá ser acompanhado, também, pelo site www.radiotimbira.ma.gov.br, ou no celular, por meio do download do aplicativo da Rádio Timbira no Google Play Store para aparelhos Android. Adelmo Soares ressalta que a agricultura familiar é uma prioridade estratégica do governo do Estado e a criação de uma secretaria exclusiva para este setor, explica o gestor, é um compromisso do Governo Maranhão para cumprir a missão de desenvolver o Maranhão por meio da produção.
A Agerp está coordenando o programa com produção e apresentação das jornalistas Samara Andrade e Janice Lima, assessoras de comunicação da instituição. Informações do setor produtivo, cotação de produtos da agricultura familiar, entrevistas, difusão de tecnologias e técnicas agropecuárias, estes são alguns dos itens que ‘A Voz do Campo’ vai apresentar em cada edição.

Durante o programa, entidades e órgãos públicos envolvidos com o desenvolvimento rural estarão contribuindo na troca de conhecimento com os agricultores familiares e ouvintes. Incluindo os órgãos que fazem parte do Sistema SAF, além da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Agência de Defesa Agropecuária (Aged), movimentos sociais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
A iniciativa de produzir o programa faz parte do planejamento estratégico de reestruturação da Agerp e em comemoração aos 10 anos da instituição, que iniciou suas atividades em 28 de dezembro de 2006, com objetivo de resgatar os serviços de assistência técnica e extensão rural às famílias de agricultores rurais.
Na estreia do ‘A Voz do Campo’, o entrevistado foi o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cocais, Carlos Freitas. Ele falou de alternativas para a substituição do fogo na agricultura familiar, uma prática ainda comum no interior do Maranhão, que é arriscada e prejudicial para o meio ambiente.
A cada edição, agricultores de diferentes regiões do estado participarão do programa, seja por meio de entrevistas para contar as experiências de produção e vida, assim como enviar dúvidas, trocar conhecimento com o técnico e pedir música.