Home Cultura Performance baseada em obra de Ferreira Gullar é apresentada em São Luís

Performance baseada em obra de Ferreira Gullar é apresentada em São Luís

Performance baseada em obra de Ferreira Gullar é apresentada em São Luís

Hoje (13), a partir das 18h30, os artistas Áurea Maranhão e Claudio Marconcine realizam um ensaio aberto ao público na Galeria Trapiche Santo Ângelo, onde apresentarão performance já exibida em São Paulo, na abertura da exposição que compõe o projeto “Visões de um Poema Sujo”, que reúne fotografias do maranhense Márcio Vasconcelos. A apresentação reúne fragmentos do livro “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, e celebra a obra do artista que recentemente faleceu, causando uma grande perda para a literatura maranhense.

A direção é de Celso Borges e o figurino de Claudio Vasconcelos. A exposição “Visões de um poema sujo” reinventa os versos do livro escrito pelo poeta maranhense no exílio, em 1975. Da página do livro para o palco, os versos de Gullar são traduzidos pelos dois atores que vivenciam o espaço físico e a atmosfera de uma cidade que ficou gravada na alma do poeta.

Em São Paulo, a exposição será aberta no dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro, no Museu Afro-Brasileiro, no Parque Ibirapuera. São 80 fotografias de Márcio Vasconcelos com curadoria de Diógenes Moura, além das participações de Rita Benneditto e Zeca Baleiro interpretando versos do Poema Sujo e fragmentos de canções do imaginário popular do Maranhão.

“Visões de um poema sujo” ganhou o XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. O olhar de Márcio Vasconcelos registra e reinventa a cidade do poeta, que nasceu e viveu em São Luís nos anos 1930 e 1940.