Home Notícias Saúde Piscinas e areia podem aumentar o risco de transmissão de doenças na pele

Piscinas e areia podem aumentar o risco de transmissão de doenças na pele

Piscinas e areia podem aumentar o risco de transmissão de doenças na pele

No período de férias, aumenta a frequência de crianças nas piscinas e nas praias da capital maranhense. Os pais devem ficar atentos quando a brincadeira envolve piscina e areia, esses ambientes são considerados propícios à doenças dermatológicas (micose e infecções causados por fungos).

De acordo com dermatologista Eduardo Lago, o cuidado deve ser redobrado quando o assunto é crianças.

“Nas férias, os pais devem prestar atenção nos filhos, principalmente com a exposição ao sol. A hidratação é fundamental para os pequenos e assim evitar a insolação”, afirma o dermatologista.

As micoses e alergias são os males mais frequentes nessa época do ano. Outra doença comum é  a impingem que se manifesta por meio de placas com bordas avermelhadas em forma de círculos, que podem ser transmitidas por animais em contato com o solo.  E que causa coceiras intensas no corpo.

doenca-pele

“O paciente deve-se olhar no espelho e identificar lesões. E evitar principalmente o uso de receitas caseiras, o que pode agravar o quadro da micose ou de outra doença de pele”, alerta Eduardo Lago.

A automedicação é uma prática bastante usada pelos maranhenses, e isso preocupa os médicos.

“A automedicação retarda o diagnóstico no caso de câncer de pele. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura. O uso de medicamentos sem a prescrição médica acaba mascarando a doença”, finaliza o dermatologista.

impigem

O câncer de pele não-melanoma é o mais comum nos brasileiros, ocasionado pela exposição solar sem proteção, e corresponde a 30% de todos os tumores malignos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A boa notícia é que, na rede pública estadual, a população pode contar com acompanhamento médico regular, o que torna possível a prevenção ou o tratamento dessa e de outras doenças de pele.