A capital maranhense poderá ganhar uma sede do Instituto Confúcio, da China, por conta de uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Caso o acordo seja bem sucedido, o instituto será instalado na segunda metade de 2017 com possibilidades de projetos diversos, entre eles, o ensino de mandarim (língua falada na China) aos maranhenses.
Buscando estreitar as relações em educação e cultura entre São Luís e China, o assessor de Internacionalização da UFMA professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, esteve na Universidade de Hubei, na cidade de Wuhan (China), para tratar sobre a eventual instalação de uma sede do Instituto Confúcio em São Luís em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.
O Instituto Confúcio é uma instituição não lucrativa, cujo objetivo é promover a cultura da China, dando suporte ao ensino da língua chinesa em todo o mundo por meio de suas associadas, localizadas em diversos países.
O professor Allan Kardec explica que o instituto funciona como uma embaixada chinesa, mas voltada para a Educação e a Cultura. Nas negociações com a universidade de Hubei, a UFMA conta com a parceria do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís.
A visita de Kardec retoma discussões referentes a uma possível parceria entre Brasil e China, iniciadas em janeiro de 2016, durante a visita a São Luís do vice-prefeito de Wuhan, Zhang Heshan. O assessor esteve na Universidade para retomar os diálogos sobre a proposta de parceria, levando um memorando de entendimento (acordo bilateral que firma compromisso de cooperação entre os países) assinado pela reitora, Nair Portela, e uma carta assinada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, que reafirma o compromisso do estado com o possível parceiro da UFMA.
“Eles estão analisando o documento, que será novamente enviado para nós, para ajustes finais. Logo, ainda em janeiro deste ano, a versão final da proposta deve ser enviada para a aprovação de Hubei. A expectativa é que, caso seja fechada a parceria, as medidas para a instalação do Instituto Confúcio tenham início no segundo semestre de 2017”, afirmou o assessor de internacionalização.
Com a instalação de uma sede do instituto na UFMA, que mediará relações entre China e São Luís, será possível desenvolver projetos para que a universidade receba professores para ministrarem mandarim aos universitários e, possivelmente, seja facilitado o intercâmbio de estudantes maranhenses para a cidade de Wuhan.
Saiba mais
A Universidade de Hubei tem cursos nas áreas de artes, história, filosofia, ciência, engenharia, economia, direito, gestão, educação e medicina e trabalha os laços com instituições internacionais. A instituição já estabeleceu programas internacionais de intercâmbio acadêmico e cooperação com cerca de 70 universidades e institutos de pesquisa em mais de vinte países e regiões como EUA, Reino Unido, Austrália, França e Japão.