Home Notícias Economia Preços de commodities subiram em dezembro, aponta BC

Preços de commodities subiram em dezembro, aponta BC

Preços de commodities subiram em dezembro, aponta BC

Segundo dados do Índice de Commodities Brasil (IC-Br), divulgados pelo Banco Central, o preço dos commodities subiu durante o mês de dezembro. O IC-Br apresentou alta de 0,44% em comparação a novembro. No ano, entretanto, houve queda de 5,31%, puxada pelas commodities agropecuárias (-11,64%).

O segmento agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco) registrou queda de 1,24%, enquanto os segmentos de energia (petróleo, gás natural e carvão) e metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) tiveram alta de 9,95%, no mês /6,48%, no ano e 2,24%, mês/ 19,52%, ano, respectivamente.

O IC-Br, calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários (commodities) brasileiros negociados no exterior, é um parâmetro utilizado para avaliar a economia brasileira, observando os produtos que são relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

O índice internacional de preços de commodities CRB, calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou alta de 3,35% em dezembro e queda de 3,05%, no ano.

Commodities

Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, cereais e alguns metais. Como seguem um determinado padrão, o preço das commodities é negociado na Bolsa de Valores Internacionais, e depende de algumas circunstâncias do mercado, como a oferta e demanda.