PUBLICITÁRIOS EM ALTA, POLÍTICOS EM BAIXA

Deixem o homem trabalhar, pra ver o que vai dar!

A CAMPANHA POLÍTICA 2008 DEMONSTRA QUE CADA VEZ MAIS OS MARQUETEIROS DE PLANTÃO VALEM OURO E OS POLÍTICOS NÃO PASSAM DE MEROS APRESENTADORES DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO COM PROPOSTAS IMPOSSÍVEIS DE SE REALIZAR, LEVANDO O ELEITOR À DESCONFIANÇA E AO AFASTAMENTO DAS ZONAS ELEITORAIS.

A PROVA CABAL DO QUE FALO ESTÁ NA ABSURDA ABSTENÇÃO EM SÃO LUÍS, NO ÚLTIMO DIA 5 DE OUTUBRO, QUANDO MAIS DE 100 MIL ELEITORES DEIXARAM DE IR ÀS URNAS. PARA CONFIRMAR MAIS AINDA O QUE ESTOU FALANDO, NO DEBATE POLÍTICO PROMOVIDO PELA REDE BANDEIRANTES NO DOMINGO PASSADO, DIA 12, ENTRE MARTA (PT) E KASSAB (DEM), EM SÃO PAULO, A CANDIDATA DE LULA INSISTIA EM ACUSAR O CANDIDATO DE SERRA DE POLÍTICO SEM PROGRAMA COM PROPOSTAS EMPACOTADAS POR PULICITÁRIOS DO MARKETING POLÍTICO. É COMO SE HOUVESSE NAQUELE MOMENTO UM DESMASCARAMENTO DO POLÍTICO DO PRODUTO DO MARKETING. NA VERDADE O QUE ELA QUERIA FAZER ERA ARRANCAR UM PRODUTO DA SUA EMBALAGEM E MOSTRAR A TODOS QUE O ELEITOR IRIA INGERIR NADA MAIS QUE UM PRODUTO ESTRAGADO, SEM VALIDADE, MAQUEADO OU MESMO FALSO. DISSO, TENHO A ABSOLUTA CERTEZA, QUE SUPLICY SABE BEM DO QUE ESTÁ FALANDO.

VOLTEMOS PARA A NOSSA REALIDADE: NA CAPITAL MARANHENSE O EMBATE SE DÁ ENTRE DINO (PC do B/PT) E CASTELO (PSDB/PSB/PTC). UM, CANDIDATO DO LULA; O OUTRO, DA OPOSIÇÃO AO PRESIDENTE MAIS POPULAR DO BRASIL NOS ÚLTIMOS TEMPOS – QUE PESADELO PARA O TUCANO, EM UMA TERRA ONDE OS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL VALEM TANTO AO NÍVEL DE SUA POBREZA, DA SUA FALTA DE INDÚSTRIA, INSUFICIÊNCIA DE EMPREGOS E COMÉRCIO FRAQUÍSSIMO, ONDE TAMBÉM A DESIGUALDADE SOCIAL E A MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA SÃO FATIDICAMENTE UMA DAS MAIORES DO PAÍS.

ASSIM, PARA ENFRENTAR O APOIO DO LULA – QUE DINO APOSTOU E MARTA NÃO CONSEGUI TRANSFORMAR EM VOTOS NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES -, CASTELO JOGOU PESADO E CONTRATOU UM DOS MELHORES – SE NÃO O MELHOR – MARQUETEIRO POLÍTICO DO BRASIL. LOGO APÓS OS RESULTADOS DO PRIMEIRO TURNO, O BAIANO DUDA MENDONÇA ASSUMIU PESSOALMENTE A CAMPANHA DO TUCANO QUE NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES SÓ VIU SEU NOME COMEÇAR BEM NAS INTENÇÕES DE VOTOS E DEPOIS DESABAR LADEIRA ABAIXO COMO UM CARRINHO DE ROLEMÃ SEM CONTROLE, SOFRENDO 6 DERROTAS CONSECUTIVAS – SEGUNDO INFORMAÇÕES DO PRÓPRIO PSDB.

SÓ PARA RELEMBRAR, MENDONÇA FOI O MARQUETEIRO RESPONSÁVEL NO PASSADO PELA MUDANÇA RADICAL DA IMAGEM DO DESGASTADO PAULO MALUF, QUANDO O POVO JÁ O TINHA COMO SINÔNIMO DE MALFEITOR. MISTER DUDA TRANSFORMOU MALUF EM POLÍTICO MODERNO, SIMPÁTICO E BEM-FEITOR, DIGAMOS FASHION, CONSEGUINDO SUA ELEIÇÃO À PREFEITURA DE SÃO PAULO. O PUBLICITÁRIO FOI TAMBÉM O DONO DA CAMPANHA DA REELEIÇÃO DE LULA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, EM 2006. COMPROVOU QUE O PRESIDENTE PRECISAVA DE MAIS 4 ANOS PARA MOSTRAR QUE ERA CAPAZ DE SER UM ÓTIMO GOVERNANTE, POR ISSO “DEIXEM O HOMEM TRABALHAR”, DIZIA UM DOS SEUS JINGLES DE CAMPANHA. E O RESULTADO TÁ AÍ: NÃO SÓ O LULA CONSEGUIU CHEGAR ONDE QUERIA COMO MENDONÇA MOSTROU QUE TINHA RAZÃO NAS SUAS PROPOSTAS.

VOLTANDO MAIS UMA VEZ PRA NOSSA REALIDADE: HOJE O MARQUETEIRO ESTÁ NA TERRA DE GONÇALVES DIAS – E NÃO DO SENADOR – COM “MALAS E CUIAS”, PROVANDO DO SEU PRÓPRIO VENENO. ISSO, ISSO, ISSO! O PÁREO EM NOSSA CAPITAL É DURÍSSIMO! FLÁVIO CONSEGUIU UMA SUBIDA NAS PESQUISAS IMPRESSIONANTE, ALIANDO O SEU NOME À APROVAÇÃO POPULAR DO PRESIDENTE E AOS SEUS PROJETOS SOCIAIS, PASSANDO DE DESCONHECIDOS 4 PONTOS PERCENTUAIS NAS PESQUISAS AO EMPATE TÉCNICO COM CASTELO NA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO SEGUNDO TURNO. DINO ANDA PEDINDO NOS QUATRO CANTOS DA CIDADE UMA CHANCE PARA TRABALHAR POR SÃO LUÍS. UM CANTOR COM SOTAQUE NORDESTINO, NÃO CARACTERÍSTICO DAS NOSSAS BANDAS, ENTOA A MÚSICA DO LULA, CRIADA POR MENDONÇA, PEDINDO AO ELEITOR “PRA DEIXAR O HOMEM TRABALHAR.”

COMO SE NÃO BASTASSE ENGOLIR SUA SIMPÁTICA CRIAÇÃO PEDINDO VOTOS PARA “CONTRÁRIO” – COMO DIRIA OS CANTADORES DE BUMBA-BOI MARANHENSES – DUDA MENDONÇA TEM A ÁRDUA MISSÃO – PRA MIM E NÃO PRA ELE – DE LEVAR À VITÓRIA UM CANDIDATO QUE, COMO EM TODAS AS ELEIÇÕES QUE DISPUTOU NA MAJORITÁRIA, AMARGOU SOMENTE DERROTAS.

COMO NAS ÚLTIMAS VEZES, JOÃO CASTELO COMEÇA SEMPRE BEM NAS PESQUISAS. NESTE ANO, EXPRESSIVOS 56% NO PERÍODO DAS CONVENÇÕES DAVAM CONTA DE VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO, JÁ QUE OS OUTROS CANDIDATOS APONTAVAM SOMENTE O DESCONHECIMENTO DOS ELEITORES. CASTELO CAIU MUITO, PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DA SUA ALTA REJEIÇÃO – A MAIOR ENTRE OS CANDIDATOS -, E AGORA ENFRENTA UM JOVEM DESCONHECIDO E INEXPERIENTE DINO À DISPUTADA DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS.

SERÁ QUE CASTELO ESTAGNOU MESMO E CHEGOU ONDE DEVERIA CHEGAR, DAÍ NÃO PASSA?! OU SERÁ QUE UM DESCONHECIDO MAGISTRADO FEDERAL COM A FANTASIA DO LULA ATINGIRÁ MAIS AINDA OS ELEITORES CARENTES DA “JAMAICA BRASILEIRA”?! A RESPOSTA: DIA 26 DE OUTUBRO, NÃO PERCAM! PRINCIPALMENTE AQUELES QUE DEIXARAM DE VOTAR NA ELEIÇÃO PASSADA, LEMBRANDO NOVAMENTE, MAIS DE 100 MIL ELEITORES, QUE ATÉ AGORA NÃO VIRAM UMA CAMPANHA ESPECÍFICA E ENVOLVENTE, INFLUENCIANDO-O A TIRÁ-LO DE CASA E LEVÁ-LO A PARTICIPAR DESSA FESTA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA QUE POLEMIZA DISCUSSÕES ACIRRADAS NA CIDADE. COM A PALAVRA OS MARQUETEIROS DE PLANTÃO QUE VALEM OURO NA VIDA DE POLÍTICOS EM BAIXA. BOA VOTAÇÃO CONSCIENTE E ATÉ O DIA 27 DE OUTUBRO A TODOS.

Por Marcos Baeta Mondego
Eleitor

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O Burro de mil cabeças!

As eleições chegaram ao fim (exceto onde haverá segundo turno). Que bom. Ou não.
Nada mudou. E durante muito tempo vai continuar do mesmo jeito. O quê? Esse povo ignorante, alienado, desinformado, desmemoriado, vendido, iludido, engando, os diabos…
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E a culpa nem é do povo. Mas ele precisa ser mantido assim para que a ordem do caos se mantenha. Para que políticos desavergonhados possam comprar votos com chantagens, ameaças, botijões de gás, telha, tijolo, carrada de barro, dinheiro, etc…
Ninguém tá interessado em dar educação e moradia digna para o povo. Senão não vai ter com o que barganhar em época de eleição.
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No interior, o que esse povinho pede não é brincadeira. É 5 reais aqui, 2 reais alí. “Paga uma continha de energia pra mim”, “me dá um remedinho”, “completa o meu gás”, “arruma um troco pra cachaça aê” são frases muito comuns em época de eleição. E tem um tal de “particular” que Deus me livre. Quando o fatídico cidadão chama o cara pro canto pra um tal de “particular”, prepare bolso.
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Eu sei é que a eleição acaba sendo definida mesmo na força do Real e nos últimos dias. Prova disso são as eleições proporcionais que são definidas mesmo na tal boca-de-urna, alí no dia da votação, na entrada do colégio e até dentro da seção.
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Não adianta reclamar da representatividade política nas câmaras e prefeituras do Brasil. É o puro retrato do nosso Burro de Mil Cabeças, o povo.

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CAMPANHA POLÍTICA 2008. MAIS TOSCA DO QUE NUNCA.

Começaram os programas de Rádio e TV da campanha eleitoral 2008. Uma coisa não mudou: os velhos candidatos toscos com nomes estranhos e uma apresentação bizarra continuam aparecendo. Uns já são velhos conhecidos; outros chegam para completar o quadro. Mas tudo bem. Eles são os sem-noção mesmo.

Agora o que me deixa entristecido é ver (e ouvir) o nível da produção desse material. Pra ser bonzinho, dá pra chamar de tosco. Mas é fácil entender: deixaram de lado bons profissionais – que, por serem bons, merecem ser bem pagos – para contratar alguns amadores, gente sem know-how, sem registro profissional, etc. por um precinho mais camarada.

Tem locutor de língua presa e “dente serrado” fazendo a campanha de Luis Fernando em São José de Ribamar, tem cantor-metido-a-locutor locutando os programas de Flávio Dino, tem vinhetas feitas nas coxas no rádio e na TV, o único jingle (dos candidatos a prefeito) que presta até agora é o de Castelo, as edições dos programas de rádio são um primor – dos que ouvi só prestam dois. E não pára por aí. Prestem atenção no material gráfico de alguns candidatos. O conceito é muito tosco.

Aí, enche de gente de fora – que também não é lá essas coisas – trabalhando e tirando a oportunidade dos (bons) profissionais daqui fazerem um bom trabalho e ganharem o seu ‘bom dinheiro’, que só dá mesmo pra ganhar nessa época. Agora nem isso mais. Cuidem-se, caros colegas da publicidade maranhense, estão mexendo no nosso queijo. Pensem em como mexer com o queijo deles. Eu já mexo há algum tempo.

Depois vêm esses (políticos) demagogos pra frente da TV falar em geração de Empregro e Renda, Movimentar a Economia Local, blá, blá, blá… Tudo conversa fiada. A primeira coisa que seu Castelo fez foi contratar marqueteiros de fora a peso de ouro. E junto vem uma cambada de “profissionais de fora”, afinal o que vem de fora sempre é melhor que a gente daqui, né, pessoal? Pois lá na terra deles eu é que sou de fora, e faço sucesso. Ah, a agência do Flávio Dino também é de fora. Lembram daquele primeiro panfleto dele ao lado do Lula totalmente tosco? Pois é. Mas esse pessoal de fora é melhor que o nosso.

Nada do que escrevi aqui é novidade, mas este ano a coisa desandou de vez.

A minha solidariedade aos colegas locutores e locutoras Ludovicenses, aos profissionais da publicidade, aos editores de áudio e de vídeo, a todos que ficaram de fora da Campanha este ano porque colocaram amadores em seu lugar ou “gente de fora”, ou porque não quiseram se sujeitar à remuneração de miséria que lhes foi oferecida.

Jeisael Marx

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Preconceito contra nordestinos

Por Jeisael Marx

Todos sabem da xenofobia contra nordestinos alimentada pelos sulistas. Quando passei um tempo em São Paulo na minha adolescência, todos os amigos chamavam-me de “baiano”, assim como os paulistas chamam até hoje qualquer nordestino. O termo adquire uma conotação totalmente pejorativa na fala do pessoal de lá. Mentiria se dissesse que isso não me incomoda, e não quero aqui alimentar qualquer forma de segregação com o que escreverei a seguir.

Em todos os estados do sul e sudeste uma grande força de trabalho formada por nordestinos ajuda a mover a economia deste país. Lamento apenas que a maioria ocupe postos de trabalho não muito privilegiados. Enquanto aqui gente de outros estados encontra a oportunidade de sua vida. Tudo bem, não fosse chegar aqui, se dar bem, constituir família – geralmente com uma nordestina -, arrumar um emprego legal ou montar sua própria empresa, e, ainda assim, continuar achincalhando nosso Estado e nossa Cidade.

O mais grave é que até mesmo pessoas de outros estados nordestinos chegam aqui e se dão bem, mas agem da mesma forma. Trabalhei para um pernambucano que vivia “malhando” São Luis. Recordo-me de sempre ouví-lo dizendo que “em Recife isso não é assim”, “lá no Pernambuco isso não acontece”, “bla, bla, bla…” Um dia não aguentei e ele ouviu algumas poucas e boas.

Dia desses, apresentando um evento da Vale, ouvi um carioca -que também estava lá prestando serviço- falando de nossa terrinha. O cara descia o cacete. Controlei-me para não desabafar como fiz no caso do meu ex-patrão pernambucano. Mas gostaria de deixar algumas perguntinhas abertas aqui pra esse povo que vem pra cá e faz isso.

1- Se o seu Estado é tão maravilhoso assim, por quê que você saiu de lá?
2- Se o meu Estado e/ou minha cidade são tão ruins assim, o que você ainda faz aqui?
3-Por que você não procurou então um Estado à altura da sua ‘perfeição’? Quem sabe na Europa?

Sei que ainda temos muitos problemas. E qual o Estado da federação que não tem? Uns enfretam problemas maiores que outros, o que pode ser o caso do Maranhão. Mas a última coisa que queremos é um monte de sulistas de nariz empinado ou pessoas de outros Estados que aqui vivem só criticando e enchendo o saco sem fazer nada. Quer apontar um problema? Quer criticar? Tudo bem. Mas não fique só nisso. Faça ou sugira alguma coisa pra melhorar o lugar onde você está “se dando bem”.

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Uma Nova Moeda

Por Jeisael Marx

Imagine chegar numa loja de carros e comprar o modelo que você quer usando milhares de balinhas de diversos sabores e milhares de caixinhas de goma de mascar. Maravilha, não? De repente chamar o eletricista, o encanador, o mecânico, e pagar o serviço em bombons. E o seu salário então? Todo em balinhas. Melhor, no caixa eletrônico do banco você tira o extrato e tá lá: saldo 500 balinhas e 200 chiclets. Peraí, ninguém ta entendendo nada, né?

Mas é assim que algumas empresas dão troco. Não aconteceu apenas uma vez, mas várias comigo. E já aconteceu com você com certeza. Em especial na Extra-Farma sempre acontece comigo. E o que eu faço? Reclamo e não aceito. Reclamo mesmo. Não podemos perder a capacidade de nos indignar com essa falta de respeito. E se eu chegar pra pagar uma conta de 43 reais e 25 centavos e entregar balinhas no lugar dos centavos, será que o caixa aceita? Não. Não mesmo.

É obrigação do estabelecimento comercial ter troco (trocado). Se não tiver, tem de dar o desconto pra arredondar o valor da compra. Ora, pílulas. Chegou ao cúmulo de um cidadão querer me dá 90 centavos em balinhas. Por quê que o filho da mãe não me deu o desconto de 10 centavos?

Só que ninguém reclama, fica todo mundo mudo. Só porque são “alguns trocados”. Lembre-se que a balinha de 10 ou 15 centavos que você recebe de troco custa pro comerciante cerca de 3 centavos. Bom negócio pra ele empurrar balinha de troco, não? Lembre-se também que 1 real se faz de 10 moedinhas de 10 centavos e que milhares e milhares de reais são compostos de alguns muitos centavos.

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JINGLES POLÍTICOS

CAMPANHA POLÍTICA 2008
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Profissionais experientes: músicos, publicitários, locutores, cantores e sonoplastas.
Jingles, programas e spots de rádio e carro de som, áudio para TV, locução, vinhetas cantadas e faladas, tudo produzido e gravado numa super estrutura que já prestou serviços em diversas campanhas.
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