Sem professor, alunos estão sem ir à escola na Vila Nova

Moradores denunciam que a Unidade Integrada Aquiles Lisboa, na Vila Nova, estaria sem professores e que por isso as aulas, que deveriam começar no último dia 13, foram adiadas. De acordo com a mãe de um aluno, a situação estaria prejudicando o ensino de dezenas de crianças, que não podem retornar as aulas.

Além da falta de professores, eles denunciam ainda a péssima infraestrutura do prédio que abriga a escola, que estaria cheio de goteira e com muito mato nos seus arredores.

Em reunião sobre a atual situação da escola realizada na última quarta-feira (15), a direção da escola teria informado que havia previsão de vinda de novos professores, que seriam chamados a partir do último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semus), mas que os profissionais estariam resistentes em trabalhar na escola, por considerar a região como perigosa.

A instituição pertencia ao governo do Estado, mas foi municipalizada e agora é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Share and Enjoy

Comentários

Comentários1

Fachin é derrotado e investigação contra Sarney fica no STF

Resultado de imagem para sarney

Valor Econômico – As investigações contra o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) no âmbito da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado vão sair do escopo do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, e passarão a correr no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que ele não tenha direito a foro privilegiado. A decisão é da própria Corte, que aprovou nesta terça-feira, 21, pedido da defesa de Sarney.

Esta foi a primeira derrota do ministro Edson Fachin desde que assumiu a relatoria da Operação Lava-Jato no Supremo em substituição a Teori Zavascki, morto em janeiro em desastre aéreo. O relator votou por autorizar Moro a analisar as citações da delação sobre o ex-presidente. Entretanto, acabou vencido pelos demais ministros da turma: Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Gilmar Mendes.

A maioria argumentou que o caso de Sarney está ligado às investigações contra os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), que possuem prerrogativa de foro. Segundo eles, fragmentar as investigações entre o Supremo (caso de Jucá e Renan) e a primeira instância (Sarney) prejudicaria os trabalhos.

Na delação, Machado diz que, entre 2003 e 2014, pagou mais de R$ 18 milhões em propina a Sarney – quase 90% em “dinheiro em espécie”.

Share and Enjoy

Comentários

Comentários1

Sem conseguir conter os “carros-lotação”, Canindé se precipita ao tentar “barrar” Uber

Resultado de imagem para carros lotação São Luís

A cena é bem comum em diversas paradas de ônibus em São Luís, principalmente na zona central da cidade: carros param e oferecem corridas para determinados lugares a um preço muito mais em conta do que seria cobrado pelos táxis convencionais.  São os chamados carros-lotação, que há anos circulam sem permissão da Prefeitura de São Luís, se tornando um meio de transporte plausível diante de um transporte público que ainda deixa a desejar.

O aumento considerável do número desses veículos nos últimos anos, que hoje operam em bairros distante do Centro, não foi acompanhado pelo aumento das fiscalizações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que faz vista grossa diante do assunto.

E enquanto a polêmica envolvendo os “carrinhos” parece estar longe de se resolve, a secretaria, comandada pelo secretário Canindé Barros, pode ter declarado guerra a uma plataforma de transporte individual, dessa vez, o aplicativo Uber, que coloca os usuários em contato direto com os automóveis de passageiros com condutor, e que estrou essa semana na capital.

Em entrevista a uma rádio local, o secretario afirmou que agentes de trânsito em São Luís estão autorizados a apreender os veículos que forem identificados trabalhando para o aplicativo Uber. “Nenhum veículo deve circular. Todo Uber que estiver rodando a partir desta quarta-feira em São Luís será aprendido”, declarou Canindé.

A reação diante da declaração do secretário foi imediata, principalmente nas redes sociais. Muitos internautas criticaram o secretario e lembraram que a secretaria foi incapaz de conter o avanço dos carros-lotação.

A declaração é no mínimo precipitada já que há um projeto, que aguarda votação na Câmara Municipal, para regulamentar o serviço, fazendo com que a Prefeitura comprasse para si, uma briga, que a priori, poderia ser resolvida no legislativo municipal.

Horas depois da sua fala, a SMTT emitiu uma nota em que afirma que aguardará o resultado na Câmara Municipal, mas que fiscalização em ruas e avenidas da capital é realizada de forma rotineira, de modo a garantir o respeito às leis de trânsito, bem como a segurança no tráfego e no transporte de passageiros.

Share and Enjoy

Comentários

Comentários1

Alexandre de Moraes é confirmado como ministro do STF

Alexandre de Moraes no STF

El País – Alexandre de Moraes foi confirmado nesta quarta-feira como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal(STF). Indicado pelo presidente Michel Temer para o cargo, ele foi aprovado pelo plenário do Senado com 55 votos a favor e 13 contrários e, assim, irá ocupar a vaga que era de Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro. Para ser nomeado, era necessário ter a maioria absoluta dos votos, 41. A posse de Moraes como ministro da principal Corte do Brasil deve ser em até 30 dias.

A aprovação acontece um dia após o ministro licenciado da Justiça passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa que durou mais de 11 horas. Ao final do interrogatório —que abordou temas como a Operação Lava Jato (que envolve boa parte dos senadores que o interrogaram), a descriminalização da maconha e o PCC— ele foi aprovado pela CCJ por 19 votos a favor e 7 contra.

Aos 48 anos, Moraes chega ao topo da carreira jurídica e pode ficar na função até 2044, quando atingirá os 75 anos, o limite de idade para ocupar função pública. Advogado constitucionalista, o novo ministro teve uma carreira acadêmica que se mesclou nos últimos anos com cargos no serviço público.

Foi filiado ao DEM, ao PMDB e ao PSDB. Foi secretário municipal de Transporte de São Paulo na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, secretário estadual de Justiça e de Segurança Pública paulista no Governo Geraldo Alckmin e ministro da Justiça de Michel Temer.

Apesar de diversas polêmicas que o cercaram nos últimos meses, de protestos promovidos por partidos opositores e por um abaixo-assinado com mais de 270.000 assinaturas contrárias à sua nomeação, ele sempre contou com apoio político para chegar ao Supremo.

Share and Enjoy

Comentários

Comentários1

Mais de mil policiais participam do esquema especial de segurança para o ‘Carnaval de Todos 2017’

Esquema diferenciado para segurança dos locais de folia está sendo adotado desde a programação do pré-carnaval. (Foto: Gilson Teixeira)

Mais de mil policiais participam do esquema de segurança para o ‘Carnaval de Todos 2017’

Mais de mil policiais estarão distribuídos na Região Metropolitana de São Luís para garantir a segurança dos foliões durante a realização do ‘Carnaval de Todos 2017’, que será realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Um minucioso planejamento será colocado em prática nos cinco dias de folia na capital. Em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Governo também definiu ações de apoio e os pontos de acesso aos circuitos oficiais foram previamente definidos.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, explica que desde o ano passado houve um planejamento das ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Prefeitura de São Luís. O objetivo primordial foi garantir segurança e tranquilidade para a população durante o Carnaval.

“Nós teremos um reforço muito grande de policiais, contando também com apoio da Prefeitura através da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Teremos, ainda, o Hospital do Exército instalado próximo à Passarela do Samba, para suporte em casos de emergência ocorridos na Passarela e no próprio circuito Madre Deus”, ressaltou o secretário Diego Galdino.

Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano (Cepam I), coronel Pedro Ribeiro, está tudo preparado para os dias de festividade, todos os órgãos em conjunto estão alinhados para assegurar a tranquilidade da população e brincantes. “Assim como no Pré-carnaval, em que o resultado foi positivo, temos certeza que a união de esforços entre todos esses agentes garantirá que tudo saia a contento nos pontos onde serão realizadas as atrações do Carnaval”, disse.

Dentre os 1.160 policiais militares que irão trabalhar no período carnavalesco em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 360 destes estarão nos circuitos oficiais do Carnaval durante os dias de folia. Para o melhor conforto dos foliões, a Secretaria de Segurança Pública irá realizar revistas minuciosas em 11 barreiras disciplinadoras montadas nas ruas de acesso ao circuito da Madre Deus.

O reforço das ações será realizado com policiamento a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas e também contará com apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo em toda região. Serão intensificadas as fiscalizações da Lei Seca e também os sons automotivos.

“Além de realizar a segurança em todos os circuitos oficiais, haverá efetivo também fora dos locais oficiais como Parque Vitória, São José de Ribamar, dentre outros. Haverá reforço policial também no Terminal de Integração da Praia Grande, nas unidades do Socorrão I e II e rondas nas unidades prisionais, evitando possíveis fugas”, esclareceu o coronel Pedro Ribeiro.

O objetivo é evitar qualquer tipo de violência com armas de fogo ou brancas e até mesmo consumo e vendas de drogas no local.  A revista será feita em homens e em mulheres. Para finalizar, o coronel informa que haverá policiamento também nos retiros religiosos que acontecem também no período carnavalesco.

Dicas de segurança

A Polícia Militar orienta os foliões a tomarem algumas medidas de segurança antes de cair na folia.

-Evitar sair com joias, relógios, celulares.

-Dar preferência em ir aos locais de folia de táxi ou carona para evitar estacionar longe dos circuitos e engarrafamentos.

-Ter cuidado com as crianças, não se afastar delas.

-Em situação de perigo, procurar um agente público e pedir ajuda.

-Sair com o espírito de paz para evitar brigas

Share and Enjoy

Comentários

Comentários1

Polícia prende suspeito de assalto a banco no Maracanã

Preso mais um assaltante de banco pela Polícia Civil no Maracanã

Mais uma operação articulada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), órgão subordinado à Polícia Civil, tirou de circulação na manhã desta terça-feira (21), Fábio Júnior Mendanha Mendes (28), assaltante de banco de altíssima periculosidade, no bairro do Maracanã.

Segundo relatos do superintendente da SEIC, Tiago Bardal, Cegonha como é popularmente conhecido, tem envolvimento direto com as explosões aos caixas eletrônicos ocorridos no dia 01 de novembro de 2016 na cidade de Cajari e no dia 15 de dezembro do ano passado na cidade de São Mateus.

Vale frisar que somente nesses primeiros meses de 2017 já foram cumpridos 55 mandados de prisão contra assaltantes de banco.

Share and Enjoy

Comentários

Comentários1