“Todos por São Luís” celebra dois anos com vasta programação no aniversário do João de Deus

O programa “Todos por São Luís” está realizado esta semana mais uma edição. A culminância ocorre com uma vasta programação no sábado (22), no bairro João de Deus. A iniciativa da Prefeitura de São Luís completa dois anos e oportuniza às comunidades atendidas o acesso a vários serviços em saúde, assistência social, cidadania e outros. Nesta etapa, que teve início na segunda-feira (17), o programa traz novos cursos e oficinas priorizando a geração de renda e trabalho ao público participante. Criado na gestão do prefeito Edivaldo e coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, essa é a 43° edição do programa.

“O Todos por São Luís é um momento de continuarmos o que já estamos fazendo por toda desde a primeira gestão: visitando os bairros, vistoriando os serviços e conversando com a população, para apresentar as nossas principais ações e também ouvir as demandas da comunidade. Vamos levar para o João de Deus, no dia do aniversário do bairro, uma grande ação social com um amplo leque de serviços. Durante esta semana realizamos uma série de oficinas e formações para esses moradores. Além disto estamos trabalhando em toda a cidade, em cada lugar temos uma obra, uma ação que melhora a vida do nosso povo”, destacou o prefeito Edivaldo.

A programação do “Todos por São Luís” conta com mais de 30 atividades, incluindo apresentações culturais e ações de lazer. Durante a semana, a comunidade tem acesso a cursos na área de artesanato, produção de alimentos, reciclagem e tecnologias. Um ponto forte do programa é a interação com as comunidades a partir das rodas de conversas.

“Programamos uma edição com novidades para o público e o objetivo é sempre estimular para o aprendizado de uma profissão que pode gerar emprego e renda às famílias no mercado de trabalho ou em suas próprias casas. Em todas as edições a população tem sido parceira e se envolvido nas atividades. Só temos a comemorar nestes dois anos de um trabalho exitoso”, pontuou o coordenador executivo da ação, Arivaldo Martins.

O cronograma de cursos e oficinas é definido em reuniões com a comunidade. Na lista estão oficinas para produção de itens diversos (porta treco, porta retrato, porta toalhas), de decoração de tiaras, arranjos florais, de sacola de presente, origami, chaveiro, entre outros. Ainda pintura facial, desenho livre para crianças, decoração de garrafas e reutilização de garrafas pet, customização de panos de prato, de confecção de bonecas de pano e outros.

Entre os cursos mais procurados estão os da área de produção de alimentos, segundo o coordenador executivo da ação. “As turmas sempre estão lotadas para estas oficinas e em grande maioria, são donas de casa que querem somar no orçamento do lar e pessoas que já trabalham neste ramo e pretendem aprender mais ou se atualizar”, explica Arivaldo Martins. Culinária regional; oficina de pães, doces e salgados; bombons regionais; Chefes Mirins, voltado para o público infantil; e a novidade, oficina de reaproveitamento de alimentos estão na lista de cursos neste segmento.

DIA ‘D’

No sábado (22), ponto alto da programação do “Todos por São Luís”, uma série de ações de saúde são disponibilizadas à comunidade. Os serviços serão oferecidos no Posto de Saúde do João de Deus, na Praça da Fraternidade com medição de pressão arterial, glicemia e consulta médica com clínico geral, ginecologia, odontologia e pediatria; consulta de enfermagem, aplicação de flúor, preventivo, orientações do sistema de vigilância alimentar e nutricional, farmácia básica, encaminhamentos para consultas especializadas e vacinação, inclusive contra o HPV, e outros serviços. A culminância do programa conta ainda com ações de aconselhamento pré e pós teste rápido, entrega de preservativo e orientações a respeito de DSTs.

Equipes de fiscais da Vigilância Sanitária estão disponíveis para orientar sobre licenciamento dos estabelecimentos, receber reclamações e informar sobre ações sanitárias nas feiras e mercados. O público poderá ainda consultar e vacinar seu animal de estimação, receber avaliação e orientação nutricional e relaxar com sessões de massoterapia.

A assistência social também leva serviços à comunidade nos atendimentos dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Centros Especializados de Referência e Assistência Social (Creas), Cadastro Único (CadÚnico), recadastramento do NIS, orientações sociais, além de encaminhamentos para os programas Bolsa Família e outros. Uma Feira de Artesanato montada na Praça da Fraternidade vai expor produtos da Feira do Produtor; equipamentos de iluminação pública com abordagem sobre ações realizadas pela Semosp; ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem em parceria com as empresas Jafra e Mary Kay.

A coordenação preparou uma programação cultural para entretenimento de crianças e público geral. Se apresentam no espaço montado na Praça da Fraternidade a Banda da Guarda Municipal, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc); do grupo de teatro e dança ‘Ministério de Artes: Coreografia e dança’; e apresentação da Federação de Capoeira ‘Mara Brasil’.

CALENDÁRIO

O “Todos por São Luís” é aprovado como lei pela Câmara Municipal, tornando-se, política permanente do município. A iniciativa da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) é executada em parceria com todas as pastas da administração municipal.

Desde o lançamento, o programa já percorreu mais de 30 comunidades da capital e, segundo estima a coordenação do “Todos por São Luís”, já foram mais de 150 mil pessoas beneficiadas diretamente pelo programa. Nesta edição, serão atendidos a população do João de Deus e das adjacências Vila Conceição, Vila Lobão, Residencial João Alberto, Jardim Conceição, Pirapora, São Bernardo, Santo Antônio.

3 ideias sobre ““Todos por São Luís” celebra dois anos com vasta programação no aniversário do João de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *