O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) na segunda-feira (8). Agora, os condutores maranhenses têm a possibilidade de pagar multas aplicadas pelo órgão com até 40% de desconto através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A iniciativa segue diretriz do Governo do Maranhão de atender com mais agilidade às demandas da população maranhense.

O SNE é uma tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que proporciona vantagem tanto para os condutores, ao reduzir o preço das infrações, quanto para o órgão autuador, pois reduz custos ao notificar as infrações, agiliza a entrega das mesmas e aumenta a efetividade no pagamento das multas.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, é de extrema importância essa nova adesão, pois mostra que o órgão está acompanhando as tendências tecnológicas e se adequando às necessidades dos cidadãos. “Essa iniciativa incentiva a regularização dos débitos e contribui para a conscientização dos condutores sobre a importância de respeitar as normas de trânsito. Além disso, a utilização da CDT facilita o acesso às informações do veículo e do condutor, reunindo documentos como a CNH e o CRLV-e, além de promover mais comodidade aos condutores e agilizar processos”, frisou.

Como obter o desconto

A fim de obter o desconto de 40%, é necessário que o proprietário ou condutor do veículo realize o cadastro no Gov.br para adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Além disso, é preciso habilitar o veículo no aplicativo da CDT, que está disponível na App Store e Google Play ou por meio do Portal de Serviços Senatran. Também é obrigatório que o condutor reconheça a infração de trânsito e não apresente defesa ou recurso à notificação.

Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web. Após habilitação no sistema, o proprietário e/ou condutor passarão a receber eletronicamente todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que tenham aderido ao sistema. Além disso, será possível obter detalhes sobre cada multa, reconhecer a infração cometida, copiar o código de pagamento e, também, indicar o condutor responsável pela infração.

Fonte: DETRAN-MA

Tags: cdt, Detran, Maranhão, Senatran