Coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2022 vai até a próxima sexta-feira (17)

Declaração deve ser feita no Sistema Educacenso ou por migração de dados. Nesta etapa, Inep apura movimento e rendimento dos estudantes.

Por Jornalismo
Publicado em 6 de março de 2023 às 14:37
...

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue com a segunda etapa do Censo Escolar 2022 até o dia 17 de março. As escolas de educação básica devem fazer a declaração, por meio dos formulários do Sistema Educacenso ou por migração de dados. Nesta etapa da pesquisa estatística, o Inep coleta informações sobre a chamada Situação do Aluno, para verificar o movimento e o rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar. 

Os resultados da primeira etapa (Matrícula Inicial) foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto no dia 8 de fevereiro. Os dados apresentados (disponíveis no portal do Inep) trazem informações sobre escolas, turmas, gestores e profissionais em sala de aula, além das características do alunado. 

  • O Censo Escolar 2022 revelou aumento no número de matrículas na maioria das etapas de ensino, com retomada aos patamaresobservados até antes da pandemia de covid-19;

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep

Mais Lidas

© SDC - Todos os diretos reservados.