4 dicas para deixar seus pincéis de maquiagem limpos (de verdade)

Só quem é adepta de maquiagem sabe a importância de um pincel bem higienizado. Os produtos de maquiagem são desenvolvidos para uso pessoal e exigem um cuidado especial. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, lavar os pinceis com xampu feitos para bebês e condicioná-los em seguida não desinfeta os instrumentos. A única forma de eliminar as bactérias é lavar os itens com sabão bactericida e borrifar álcool etílico 70% (que pode ser comprado em farmácias e mercados). A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Paraíba.

Confira as dicas de como deixar o pincel limpo de verdade:

1. Lave bem as mãos antes de tudo. Molhe o pincel na água e esfregue as cerdas no sabão bactericida. Continue esfregando e enxaguando até que a espuma esteja complemente branca. Repita a operação pelo menos duas vezes.

2. Esfregue o cabo em uma bucha com sabão. Sim, o cabo também fica sujo e se contamina, por isso, não tenha medo de lavá-los. No caso dos pinceis para aplicar batom, que possuem cerdas menores, utilize uma escova de dente para higienizar com mais facilidade.

3. Retire o excesso de água com um papel toalha ou higiênico e borrife álcool a 70% nas cerdas e no cabo. Esse álcool evapora e não deixa riscos para a pele.

4. Coloque os pincéis lavados em uma superfície com papel toalha ou sobre uma tolha limpa em lugar arejado ou com luz solar, de preferência, para secarem com mais segurança. Lave também todos os recipientes que você deixa os pinceis pois eles também precisam de higienização.

E fique esperta:

– As doenças comuns que podem aparecer pela contaminação dos pinceis e produtos de maquiagem são: conjuntivites, herpes no lábios, clamídia, dermatites, acne e alergias.

– Aprenda a reconhecer os sinais de irritações na pele e procure um dermatologista ao identificar alterações nos olhos e nos lábios, nariz escorrendo, acne purulentas e feridas abertas.

– Busque profissionais que garantam uma higienização eficiente dos materiais usados e da pele das clientes. Isso já ajuda bastante na redução de bactérias e contaminação, afinal, pincéis sujos podem servir como meio de cultura para transmissão de doenças.

2 thoughts on “4 dicas para deixar seus pincéis de maquiagem limpos (de verdade)

  1. You should not rub a towel vigorously on the hair. The hair must be gently patted dry. Trimming your hair is also an essential requirement for great hair. Trimming gets rid of the split ends of the hair. It is recommended to trim your hair for every six weeks. Trimming encourages hair growth and reduces the occurrence of hair damage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *