São Luís realiza mutirão nas praias no Dia Mundial da Limpeza

O dia o Dia D de mobilização e conscientização socioambiental sobre a importância da manutenção da limpeza das praias acontece neste domingo (22). A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza de Praia, que ocorre em pelo menos 160 países sempre no mês de setembro. Em São Luís vai acontecer na Praia da Ponta d’Areia ao Espigão Costeiro e praia da Guia.

Este ano a ação é realizada em dois pontos diferentes da orla de São Luís: Espigão Costeiro e na Praia da Guia, área Itaqui-Bacanga.  Durante a ação, nos dois pontos da orla, voluntários farão a catação dos resíduos encontrados. Ao longo da faixa de areia, haverá ainda equipes de agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís fazendo a remoção manual e mecanizada dos resíduos mais pesados ou cujo manejo possa oferecer riscos aos voluntários, como objetos perfurocortantes.

Toda a ação será realizada conforme a tábua de marés e ao longo do percurso, os frequentadores da praia receberão dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade.

Ao final, tudo que for recolhido será pesado para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz. O trecho que vai da Praia da Ponta d’Areia ao Espigão Costeiro terá ainda a presença do Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

DIA MUNDIAL
O Dia Mundial da Limpeza de Praia é ação de voluntariado mundial realizada no mês de setembro com o objetivo de recolher das praias, praças e outros espaços de convivência todos os resíduos que são descartados irregularmente. Em São Luís, este ano, a ação é realizada com o apoio de vários grupos voluntariados que já realizam atividades do tipo na cidade.
Em 2018, a ação ocorreu na Avenida Litorânea. Em 2019, a ação ocorrerá da Ponta d’Areia ao Espigão Costeiro. A mudança tem o objetivo de contemplar outros pontos da orla da cidade, chamando a atenção da população para os problemas causados pelo descarte irregular. Também serão realizadas atividades na Praia da Guia, na área Itaqui-Bacanga.

A atividade integra ainda o Programa Lixo Fora d’Água, fruto de uma parceria internacional firmada entre a Prefeitura de São Luís e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), entidade sueca representada no Brasil pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A parceria foi firmada durante a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que ocorreu em São Luís no mês de julho, fazendo da cidade a primeira capital brasileira a assinar o acordo.